Redes Sociais:
HomeNotíciaEconomia & NegóciosUE entrega a Cabo Verde 10 milhões de euros para setores de energia e transportes

UE entrega a Cabo Verde 10 milhões de euros para setores de energia e transportes

Partilha

Cabo Verde recebe, pela primeira vez, 10 milhões de euros dos fundos do Programa Regional da União Europeia (UE) para a Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) para financiar projetos de energia, competitividade e transportes, anunciou, quarta-feira (10), na cidade da Praia, o embaixador da UE em Cabo Verde, José Manuel Pinto Teixeira.


África 21 Digital, com agência


Cidade da Praia                                                                                                                                          Foto:Angop/Arq

Em declarações à imprensa, José Manuel Pinto Teixeira explicou que este será um valor a somar aos 55 milhões de euros do Programa de Financiamento Nacional de Cabo Verde para o período 2016-2020, informa a Panapress.

Os fundos vão financiar um projeto na área da competitividade das empresas, que arrancará em breve e disponibilizará financiamentos diretamente para pequenos e médios empresários, devendo a mesma verba cobrir também a área dos transportes, ainda em fase de definição.

A implantação nos países da CEDEAO do Centro de Energias Renováveis e Manutenção Industrial (CERMI), estimado em dois milhões de euros, é um dos empreendimentos que vai beneficiar desses fundos, de acordo com o delegado europeu.

José Manuel Pinto Teixeira recordou que, há cerca de três anos, foram abordadas pelas autoridades cabo-verdianas e pelo Luxemburgo, questões atinentes aos apoios ao  desenvolvimento deste centro de alta tecnologia, como um centro regional para as energias renováveis e manutenção industrial.

“Foi no quadro do programa regional com a CEDEAO que se conseguiu o financiamento para que este centro possa prestar serviços na região”, precisou.

Por sua vez, Luís Teixeira, presidente do Conselho de Administração do CERMI, o centro seiado na cidade da Praia, vai utilizar recursos para “fazer a sua ancoragem na CEDEAO e promover a formação de formadores de países da África Ocidental na área das energias renováveis.

O projeto, a ser executado em parceria com a agência de cooperação luxemburguesa, que financiou a criação do CERMI, foi apresentado quarta-feira,  na capital cabo-verdiana, no âmbito da semana da Europa, que assinala os 10 anos da Parceria Especial UE/Cabo Verde.


Partilha
Escrito por: África 21 Digital

Nenhum comentário

Desculpe, o formulário de comentários está fechado neste momento.

África 21 Digital