Redes Sociais:
HomeNotíciaPolíticaBélgica acolhe em 2018 mil 150 refugiados de África

Bélgica acolhe em 2018 mil 150 refugiados de África

Partilha

Anúncio foi feito no sábado no Luxemburgo pelo secretário de Estado belga para o Asilo e Imigração. A decisão acontece após apelo das Nações Unidas.


África 21 Digital com Panapress


Foto: Acnur/Will Swanson


A Bélgica acolherá, em 2018, mil 150 refugiados vindos diretamente de África. anunciou sábado em Luxemburgo Théo Francken, secretário de Estado belga para o Asilo e Imigração.

Deste universo, farão parte 50 Congoleses atualmente refugiados em Uganda, declarou Francken numa reunião, no Luxemburgo, dos ministros do Interior dos Estados-membros da União Europeia (UE).

O ministro explicou que esta decisão foi tomada a pedido do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) dirigido aos países europeus para conceder o asilo político a pelo menos 50 mil refugiados de África a fim de aliviar os países acolhedores já saturados, nomeadamente a Itália, a Grécia ou o Uganda (África).

De acordo com o responsável belga, o Uganda acolheu um maior número de pessoas deslocadas em África.

Manifestação em Bruxelas

Enquanto ocorria o Conselho dos ministros do Interior, realizou-se em Bruxelas, perante o Escritório de Estrangeiros, uma manifestação para protestar contra a expulsão de migrantes sudaneses identificados por agentes de segurança sudaneses, chamados especificamente para tal pelo Governo belga.

A França anunciou estar disposta a receber, nos próximos dois anos, 10 mil refugiados provenientes diretamente de África, nomeadamente do Níger e do Tchad.

Na agenda do encontro dos ministros do interior no Luxemburgo figurou ainda a reinstalação dos refugiados atualmente abrigados na Líbia e provenientes dos Estados vizinhos deste país, como o Níger, o Tchad, o Sudão e a Etiópia.


Partilha
Escrito por: África 21 Digital

Nenhum comentário

Desculpe, o formulário de comentários está fechado neste momento.

África 21 Digital