Redes Sociais:
HomeNotíciaComportamentosAutoridades moçambicanas adotam medidas preventivas face a depressão tropical

Autoridades moçambicanas adotam medidas preventivas face a depressão tropical

Partilha

O Conselho Técnico de Gestão de Calamidades (CTGC) reuniu-se hoje, em Maputo, para traçar um plano de contingência para o sistema de baixas pressões formado no Canal de Moçambique, que poderá evoluir para depressão tropical, afetando as regiões centro e norte do país a partir da próxima terça-feira.


África 21 Digital com AIM


Foto:ONU

Caso evolua até ao estágio de depressão tropical, segundo as previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (INAM), o sistema de baixas pressões vai afetar o litoral das províncias de Nampula e Zambézia com chuvas muito fortes, acompanhadas de ventos e trovoadas severas. Estima-se que a precipitação poderá atingir entre 100 e 200 milímetros em 24 horas.

Ainda nas regiões centro e norte prevê-se a ocorrência, no mesmo dia, de chuvas moderadas, localmente muito fortes, principalmente nas províncias de Tete e Niassa, onde a precipitação poderá atingir entre 50 a 100 milímetros em 12 horas.

O fenómeno vai afetar as bacias dos rios Messalo, Megaruma, Mecuburi, Meluli, Ligonha e Licungo e os distritos de Nacaroa, Moma, Angoche, Pebane, Mocuba, Namacurra, Lugela e Maganja da Costa.

O diretor geral do Instituto Nacional de Gestão das Calamidades (INGC), João Machatine, disse que para se evitar danos maiores urge desenhar um plano de resposta setorial.

“É momento de agir para prevenir danos maiores através do posicionamento de recursos. Temos que arranjar alternativas para garantir a circulação de pessoas e bens. Vamos fazer deslocar plataformas móveis para Mocuba para garantir a travessia nas vias principais”, disse Munguambe.

Os participantes também decidiram enviar, ainda hoje, uma brigada multissectorial envolvendo os setores da saúde, educação, urbanização, estradas, energia e acção social, que deverá estar posicionada na província da Zambézia para monitorar a situação.

O plano deverá garantir a chegada de material do setor da educação, para não comprometer o arranque do ano lectivo, medicamentos, abrigo para as pessoas, retirada das pessoas para locais seguros antes de o sistema entrar para a zona continental.

“Temos que fazer tudo agora. Não gostaríamos de acionar pontes aéreas para assistir as populações, daí a necessidade de fazermos o pré-posicionamento de todo o material necessário”, disse Machatine.

Dados hidrológicos divulgados no encontro apontam que a montante das bacias hidrográficas, na mesma terça-feira, estão previstas chuvas fracas a moderadas, localmente fortes na África do Sul, Zimbabwe, Malawi e Zâmbia (30 a 60 milímetros de precipitação).

Ainda a montante das bacias hidrográficas, também espera-se, na quarta-feira, chuvas fracas a moderadas, localmente fortes na África do Sul, Zimbabwe, Malawi e Zâmbia (30 a 70 milímetros de precipitação.


Partilha
Escrito por: África 21 Digital

Nenhum comentário

Desculpe, o formulário de comentários está fechado neste momento.

África 21 Digital