Redes Sociais:
HomeNotíciaPolíticaOposição sul-africana pede eleições legislativas antecipadas

Oposição sul-africana pede eleições legislativas antecipadas

Partilha

A oposição sul-africana solicitou nesta segunda-feira, em Pretória, a dissolução do Parlamento e a convocação de eleições legislativas antecipadas para tirar o país da crise política provocada pela recusa do presidente Jacob Zuma de se demitir, apesar das pressões do seu partido.


África 21 Digital com agências


“Zuma violou a Constituição”, disse o líder do principal partido da oposição, a Aliança Democrática (DA), Mmusi Maimane.

O partido no poder, o Congresso Nacional Africano (ANC), reuniu-se nesta segunda-feira, em Pretória, para decidir sobre o destino de Jacob Zuma, segundo declarações do seu presidente, Cyril Ramaphosa.

O ANC possui mecanismos para forçar o presidente da República, que até ao momento se recusa a demitir, apesar das pressões do seu partido, mas Jacob Zuma não tem nenhuma obrigação constitucional de acatar uma tal decisão. Em caso de demissão de Jacob Zuma, o vice-presidente, Cyril Ramaphosa, é quem o deverá substituir.

“O problema não é somente de Jacob Zuma, é também do ANC”, explicou o chefe do Partido Democrático Cristão (ACDP), Kenneth Meshoe, durante uma conferência de imprensa.

Jacob Zuma, cujo segundo mandato termina em 2019, está envolvido num novo escândalo de corrupção. As próximas eleições legislativas estão previstas para o próximo ano.


Partilha
Escrito por: África 21 Digital

Nenhum comentário

Desculpe, o formulário de comentários está fechado neste momento.

África 21 Digital