Redes Sociais:
HomeNotíciaEconomia & NegóciosPresidente de Moçambique inaugura nova fábrica de cimentos com capitais turcos

Presidente de Moçambique inaugura nova fábrica de cimentos com capitais turcos

Partilha

Moçambique conta com uma nova fábrica de cimentos, inaugurada hoje pelo presidente Filipe Nyusi, na cidade da Matola. Um investimento de US$ 50 milhões de dólares, com capitais turcos.


 África 21 Digital com agências

Construída pelo Limak Cement Group, o segundo maior produtor de cimentos da Turquia, a fábrica tem capacidade de produzir, anualmente, cerca de 700 mil toneladas e vai empregar mais de 140 trabalhadores, 96 por cento dos quais moçambicanos.

“É nossa expectativa que este empreendimento contribua para a estabilização de preços num cenário de elevados níveis de procura, face ao acelerado crescimento do ramo de construção”, afirmou Nyusi, nesta quarta-feira (21), na cerimónia de inauguração.

O chefe de Estado disse que com a entrada em atividade de outras unidades fabris, projetadas para breve, Moçambique terá uma capacidade instalada de produzir cerca de sete milhões de toneladas de cimento por ano.

“Esta perspectiva adensa a nossa convicção de que o nosso sonho de erguer infraestruturas nacionais com recurso exclusivo ao cimento produzido em Moçambique é realizável”, referiu.

Nos últimos cinco anos, a indústria do cimento tem estado a crescer na ordem de seis e 10 por cento, ocupando a quarta posição, atrás das indústrias metalúrgica, alimentar e de bebidas.

Com o novo empreendimento, Moçambique passa a contar com 13 fábricas de cimento e uma capacidade total instalada de produção anual de cerca de 3,8 milhões de toneladas. Angop


Partilha
Escrito por: África 21 Digital

Nenhum comentário

Desculpe, o formulário de comentários está fechado neste momento.

África 21 Digital