Redes Sociais:
HomeNotíciaPolíticaBrasil começa o dia em greve geral

Brasil começa o dia em greve geral

Partilha

As maiores cidades do Brasil iniciaram esta sexta-feira com protestos e paralisações, em resposta à convocatória de greve geral de 24 horas feita pelas principais centrais sindicais e movimentos sociais. Os transportes públicos estão paralisados na sua totalidade ou frequência reduzida nas maiores metrópoles do país, como São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife, Salvador, Vitória e Porto Alegre.


África 21 Digital, com Portugal Digital


Foto: Elza Fiuza/ABr/Arq

Vários setores de atividade não abriram portas. Avenidas e ruas de muitas cidades foram bloqueadas e manifestações estão convocadas em protesto contra as medidas que o governo do presidente Temer quer adotar na área trabalhista e na Previdência.

Em São Paulo, no início da manhã, todas as linhas de metrô estão paradas, assim como todas as linhas da trens urbanos e de ônibus. Também há bloqueios em vias importantes e em rodovias de acesso à capital paulista e o rodízio de veículos está suspenso. Vários voos foram cancelados.

Brasília está sem transporte de ônibus e de metrô.  Os acessos para o Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek foram interditados pela Polícia Militar por medida de precaução, depois de manifestantes terem bloqueado as vias e colocado fogo em barreiras de pneus. Algumas pessoas deixaram os veículos e foram a pé até o terminal.

Na capital federal, além de paralisações, está prevista uma manifestação na Esplanada dos Ministérios, com concentração frente ao Congresso Nacional. Desde a noite de ontem, a Esplanada dos Ministérios, em Brasília, onde se concentram os principais edifícios do governo federal, poder legislativo e judiciário está encerrada ao trânsito.

A Inframerica, concessionária que administra o aeroporto, informou, em comunicado publicado em sua página na internet, que, devido à paralisação, o terminal está operando, mas que podem ocorrer atrasos nos voos.

A empresa aconselhou os passageiros a consultar as companhias aéreas antes de se deslocar para o aeroporto.

Em Porto Alegre,  manifestantes bloquearam as saídas das garagens dos ônibus municipais e intermunicipais da região metropolitana. O Trensurb, o trem que liga Porto Alegre a cidades próximas, também está parado, informa o site do jornal Folha de S. Paulo.

A greve está a ser seguida por trabalhadores dos transportes públicos, bancários, professores, trabalhadores do petróleos e servidores públicos nas maiores cidades do Brasil.

O movimento de contestação ao governo do presidente Temer tem vindo a crescer nos últimos dias, impulsionado pela imposição de medidas legislativas que atingem direitos trabalhistas e pela vinda a público dos depoimentos de dezenas de réus da Operação Lava Jato, que envolvem grande parte da classe política e de membros do governo em esquemas de corrupção.


Partilha
Escrito por: África 21 Digital

Nenhum comentário

Desculpe, o formulário de comentários está fechado neste momento.

África 21 Digital