Redes Sociais:
HomeNotíciaPolíticaBrasil – Processo de Lula entra na etapa final

Brasil – Processo de Lula entra na etapa final

Partilha

Terminou pouco depois das 19.00 H de quarta-feira (10) o depoimento do ex-presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, ao juiz federal Sérgio Moro, em Curitiba.  Durante cerca de cinco horas, Lula respondeu a perguntas de Moro, da assistência de acusação, de procuradores do Ministério Público Federal, advogados e fez as alegações finais.


África 21 Digital, com agência


Foto: Marcelo Camargo/ABr

O ex-presidente é acusado de ter recebido propina (suborno) da empreiteira OAS por meio das reformas de um apartamento triplex no Guarujá, litoral de São Paulo, e de um sítio (quinta) em Atibaia, no interior do estado.

O depoimento de Lula começou por volta das 14h15. Usando uma gravata com as cores da bandeira do Brasil, o ex-presidente entrou no prédio da Justiça Federal acompanhado de seu advogado Cristiano Zanin. Manifestantes favoráveis e políticos aliados acompanharam Lula até o prédio. Entre os aliados que foram até Curitiba para apoiá-lo, está a ex-presidente Dilma Rousseff, informou a Agência Brasil.

O processo entra agora na última etapa. O Ministério Público Federal (MPF) e as defesas poderão pedir as últimas diligências. Se o não fizerem,  o juiz determinará os prazos para que as partes apresentem as alegações finais.

Após as alegações,  os autos voltam para o juiz Sérgio Moro, que formulará a sentença, que poderá condenar ou absolver o ex-presidente do Brasil.

O depoimento decorreu sob forte esquema de segurança na área externa do prédio. Cerca de 3 mil profissionais de segurança pública das esferas federal, estadual e municipal foram mobilizados. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Paraná, desse total, cerca de 1,7 mil são policiais militares que atuam em Curitiba.

Durante todo o dia, centenas de policiais militares fizeram um bloqueio em um perímetro de 150 metros ao redor prédio da Justiça Federal. Agentes da Polícia Rodoviária Federal e da Polícia Federal cuidaram do isolamento do próprio prédio. Os profissionais também acompanharam os atos a favor e contrários a Lula e fizeram a escolta do carro do ex-presidente.

Manifestantes contra e a favor de Lula realizaram atos em pontos diferentes da capital paranaense. De acordo com o governo estadual, cerca de 6 mil manifestantes que apoiam Lula  foram para Curitiba para acompanhar o interrogatório.  Ao todo, foram 128 ônibus vindos de vários estados do país. Grupos contrários também foram para a cidade, mas a Polícia Militar informou que não recebeu notificações de ônibus fretados.


Partilha
Escrito por: África 21 Digital

Nenhum comentário

Desculpe, o formulário de comentários está fechado neste momento.

África 21 Digital