A autorização para a contratação da Coba Consultores de Engenharia e Ambiente SA foi feita por despacho assinado pelo Presidente angolano, José Eduardo dos Santos, dia 25 de abril, informa a agência Lusa.

A empresa portuguesa prestará serviços de “consultoria, assessoria técnica na análise e aprovação do projeto de execução da empreitada para construção, fornecimento, montagem e comissionamento dos equipamentos eletromecânicos”.

O contrato está avaliado, segundo o mesmo despacho, em 37,3 milhões de kwanzas (mais de 200 mil euros).

O Banco Comercial e Industrial da China vai financiar o Estado angolano para a construção desta nova barragem. Só a supervisão e fiscalização desta empreitada, conforme adjudicação aprovada no final de abril, vai custar mais de 145,5 milhões de dólares (133,7 milhões de euros) e fica a cargo do consórcio AIBC, formado pelas empresas Anglostar, Intertechne Consultores, Baran International e Copia Group.

A barragem, que o Governo angolano contratou ao consórcio chinês CGGC (China Gezhouba Group Corporation) & Niara Holding, por 4.532 milhões de dólares (4,1 mil milhões de euros), vai permitir produzir 2.171 MW de energia elétrica.