O movimento pretende que a Cedeao dê sanção pesada ao presidente da ANP Cipriano Cassamá que por iniciativa própria bloqueou o funcionamento de um órgão soberano de Estado”, segundo o comunicado divulgado nesta quinta-feira (11).

O grupo critica também a “incapacidade, arrogância e o ego dos políticos por não aproveitarem mais uma vez a oportunidade para tirar o povo da situação difícil”, em que se encontra, informa a agência Lusa.

Na última missão de avaliação da aplicação do Acordo de Conacri realizada a Bissau pela Cedeao, a organização deu às partes em divergência 30 dias (que terminam a 25 de maio) para aplicar o acordo, caso contrário serão impostas sanções.

O Acordo de Conacri, patrocinado Cedeao, prevê a formação de um governo consensual integrado por todos os partidos representados no parlamento e a nomeação de um primeiro-ministro de consenso e da confiança do chefe de Estado.

O movimento “O Cidadão” acusa também o Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) e outros partidos com assento parlamentar de continuarem “indisponíveis” para encontrar uma solução para a crise que afeta o país há cerca de dois anos.