“À semelhança do que tem acontecido, com o apoio dos parceiros, seguramente que vamos superar este desafio e cumprir com o que decorre da iniciativa das Nações Unidas em termos de alcance do acesso universal da energia até 2030”, referiu Pascoal Bacela, citado pela agência AIM.

O diretor nacional de Energia falava em Maputo, à margem da reunião nacional anual entre o Ministério dos Recursos Naturais e Energia e parceiros de cooperação envolvidos no apoio ao setor.

Atualmente, a rede pública de eletricidade de Moçambique chega a um quinto da população e um número muito elevado dos 27 milhões de moçambicanos , segundo estimativa do Banco Mundial, tem eletricidade através de outros sistemas.

Para chegar a todos no prazo de 13 anos, Moçambique conta manter o apoio de parceiros externos, com os quais o país investe 91 milhões de euros por ano em programas de eletrificação.

A ministra dos Recursos Minerais e Energia, Letícia Klemens, referiu aos parceiros que a melhoria das infraestruturas de energia para impulsionar o setor da agricultura, dos transportes e da indústria e a criação de competência técnica na regulação do setor de hidrocarbonetos estão entre os desafios no setor.