Redes Sociais:
HomeNotíciaPolíticaDireitos Humanos da ONU alerta para ataques na República Centro-Africana

Direitos Humanos da ONU alerta para ataques na República Centro-Africana

Partilha

O alto-comissário de Direitos Humanos da ONU, Zeid Al Hussein, afirmou que está “alarmado” com o aumento dos ataques realizados por grupos armados contra civis na República Centro-Africana.


África 21 Digital, com ONU News


Foto:ONU

Em comunicado divulgado esta terça-feira pela porta-voz, Ravina Shamdasani, Zeid citou também ações contra os capacetes azuis das Nações Unidas no sul do país.

O alto comissário disse que no fim de semana, na cidade de Bangassou, homens armados atacaram a base da Missão de Paz da ONU no país (Minusca). Eles realizaram ações ainda contra uma comunidade muçulmana de Tokoyo.

Vários civis foram assassinados e outros feridos. Até o momento, não se sabe o número total de vítimas. Um soldado de paz foi morto e outro ferido no ataque.

Zeid afirmou que na região de Alindao, também no sul do país, confrontos entre integrantes da milícia anti-Balaka e de um grupo chamado “União pela Paz em África Central”, aliado ao grupo Seleka, causaram a morte de 56 civis.

Segundo a Minusca, entre março e maio deste ano, mais de 121 civis foram mortos e seis capacetes azuis. Esses dados não incluem os números deste último fim de semana.

O alto comissário da ONU afirmou que muitas das áreas atacadas nos últimos três meses não tinham sido afetadas, até agora, pela violência e pela insegurança.

Tensões

Zeid está preocupado com o fato da violência e das tensões estarem a se espalhar por regiões do país que estavam livres desses problemas.

Ele explicou que o ressurgimento da violência tem um impacto sério e direto sobre as organizações humanitárias. No primeiro trimestre deste ano, foram registados 45 ataques a operações humanitárias tornando a República Centro-Africana num dos países de maior risco para se levar ajuda.

Metade da população do país depende de assistência, 20% dos centro-africanos estão deslocados.

 


Partilha
Escrito por: África 21 Digital

Nenhum comentário

Desculpe, o formulário de comentários está fechado neste momento.

África 21 Digital