Redes Sociais:
HomeNotíciaComportamentosONU admite que atos em base militar líbia “podem ser crimes de guerra”

ONU admite que atos em base militar líbia “podem ser crimes de guerra”

Partilha

Agências de notícias reportam pelo menos 140 mortos em Brak al-Shati, no sul. Secretário-geral quer empenho no diálogo político e dedicação das partes para o objetivo


África 21 Digital, com Rádio ONU


O secretário-geral das Nações Unidas disse estar particularmente inquieto com o alto número de mortos e com os relatos de execuções sumárias de civis na Líbia.

Em nota emitida este sábado, o porta-voz de António Guterres sublinha que, se forem confirmados, os atos podem ser considerados crimes de guerra.

Várias agências de notícias estimam que 140 pessoas, incluindo civis, podem ter morrido num ataque a base aérea Brak al-Shati a sul do país.

As informações das agências destacam ainda que inicialmente se pensava que 60 pessoas teriam perdido a vida após a tentativa de uma milícia aliada ao governo de tomar o local na quinta-feira.

A nota de Guterres expressa profunda preocupação com a escalada militar no local e apela a todas as partes a exercer contenção e a restaurar a calma.

Diálogo

Para o chefe da ONU, a insegurança continua é um lembrete de que não há solução militar para o país. O apelo às partes partes interessadas é que voltem a empenhar-se no diálogo político e que se dediquem a chegar a esse objetivo de forma construtiva.

A nota de Guterres termina com um elogio aos esforços de países da região pelas contribuições para reforçar o diálogo entre as partes apoiando o processo conduzido pela ONU.


Partilha
Escrito por: África 21 Digital

Nenhum comentário

Desculpe, o formulário de comentários está fechado neste momento.

África 21 Digital