Redes Sociais:
HomeNotíciaCulturas“Contra Mar e Vento”, de Teixeira de Sousa, é reeditado em Cabo Verde

“Contra Mar e Vento”, de Teixeira de Sousa, é reeditado em Cabo Verde

Partilha

África 21 Digital, com agência


A reedição do livro de Teixeira de Sousa, de “leitura recomendada” nas escolas de Cabo Verde,  dada à estampa pelas edições da ACL, tem como propósito dar a conhecer o mesmo ao “grande público, disse a presidente da academia, Vera Duarte.

“O objectivo da ACL é poder trazer ao conhecimento do público e ao alcance dos cabo-verdianos o que constitui este edifício literário cabo-verdiano que tem séculos e que muitas vezes as obras desses autores do século XIX e outros do século XVI e XX são desconhecidas do grande público”, afirmou, citada pela agência Inforpress.

Segundo a mesma fonte, tendo em conta que as obras de muitos “imortais” da Academia estão esgotadas e porque faz parte do património nacional, a ACL entendeu que com a reedição vão dar a conhecer essas obras que a maioria das pessoas “não conhecem”.

A reedição do livro do contista e romancista Teixeira de Sousa é a segunda depois do “Jardim de Hespérides” de José Lopes.

Vera Duarte considerou Teixeira de Sousa um “homem de grande gabarito” e que teve uma intervenção cultural e política “interessante” e uma “personalidade multifacetada”.

A apresentação do livro, no dia 02 de Junho, no Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP), na Cidade da Praia, vai estar a cargo da académica Ondina Ferreira e vai contar com a presença do comandante Pedro Pires na qualidade de mecenas e do filho do autor Aníbal Teixeira de Sousa.

Henrique Teixeira de Sousa, natural da ilha do Fogo, nasceu a 06 de Setembro de 1919 e faleceu a 03 de Março de 2016.

O também médico licenciou-se em Medicina em Lisboa, em 1945, tendo frequentado no ano seguinte o Instituto de Medicina Tropical do Porto. Tirou mais tarde a especialidade de nutricionista e foi inicialmente colocado como médico em Timor.

Exerceu as funções de médico na ilha do Fogo e posteriormente em São Vicente, até se aposentar em vésperas da independência e se fixar em Oeiras (Portugal), onde viveu até ao fim dos seus dias.

Da sua bibliografia constam “Contra mar e vento – livro de contos” (1972), “Ilhéu de contenda” (primeiro de trilogia) (1978), “Capitão de Mar e Terra” (1984), “Xaguate” (segundo de triologia) (1987),Djunga (1990), “Na Ribeira de Deus” (terceiro de triologia) (1992), “Entre duas Bandeiras” (1994), “Oh Mar das Túrbidas Vagas” (2005).


Partilha

Nenhum comentário

Desculpe, o formulário de comentários está fechado neste momento.

África 21 Digital