Redes Sociais:
HomeNotíciaComportamentosEtiópia desliga serviço de internet móvel

Etiópia desliga serviço de internet móvel

Partilha

O governo etíope confirmou que desligou o serviço de internet móvel, mas não deu qualquer explicação para a interrupção, a nível nacional, que também afetou temporariamente a sede da União Africana e da Comissão Económica da ONU para África.


África 21 Digital, com agências



Esta é a segunda vez nos últimos meses que o segundo país mais populoso de África interrompe os serviços de internet móvel.

Na primeira vez, o único provedor de telecomunicações no país desligou o serviço de dados durante várias semanas, originando fortes protestos anti-governamentais que só foram debelados com a instauração do estado de emergência, que tem estado em vigor desde Outubro último, informa a agência moçambicana AIM.

“O serviço móvel de dados foi desativado”, disse o vice-ministro das Comunicações, Zadig Abrha, sem contudo adiantar detalhes.

Um porta-voz da empresa estatal Ethio Telecom não respondeu a múltiplos pedidos de comentário sobre o assunto.

Sede tanto da União Africana (UA) como da Comissão Económica da ONU para África, Adis Abeba ganhou o apelido de “Capital Política de África”, mas funcionários de ambas as instituições disseram que a sua internet tinha sido desativada terça-feira mas restabelecida quarta-feira, enquanto a população no geral continuará impedida de se comunicar por internet através de telefones ou modems, que usam cartões SIM.

A Etiópia tem imposto mecanismos de censura à internet há mais de uma década e sites de redes sociais, como o Facebook e o Twitter, estão bloqueados desde os distúrbios do ano passado.

A desativação acontece numa altura em que os estudantes  vão iniciar os exames. O governo etíope interrompeu temporariamente as redes sociais ano passado depois de ser detectada a fuga online das perguntas dos testes.


Partilha
Escrito por: África 21 Digital

Nenhum comentário

Desculpe, o formulário de comentários está fechado neste momento.

África 21 Digital