Redes Sociais:
HomeNotíciaConhecimentoQuase 3 milhões de crianças vivem em abrigos em todo o mundo

Quase 3 milhões de crianças vivem em abrigos em todo o mundo

Partilha

O Fundo da Nações Unidas para Infância (Unicef) divulgou os resultados de um estudo que mostram que os lares para crianças, em todo o mundo, abrigam pelo menos 2,7 milhões de menores. Mas segundo o Unicef, este número pode ser maior porque muitas crianças vivendo nessas instituições ou orfanatos não estão nos registros oficiais.


África 21 Digital, com ONU News


Lar na Romênia                                                                                                            Foto: Unicef/Vladimir Kostyal

Na Europa do Leste e Ásia Central, as crianças com algum tipo de deficiência representam quase a metade de todos os menores vivendo em lares públicos. De acordo com a agência, em muitos países existe a crença de que as famílias são incapazes de cuidar de seus filhos com deficiência e as instituições acabam sendo consideradas os locais ideais para esses menores.

O Unicef alerta que viver em um abrigo tem um “impacto arrasador no desenvolvimento cerebral, especialmente durante os primeiros anos de vida da criança”.

Na primeira infância, entre zero e três anos de idade, os menores que vivem nesses lares carecem de atenção, amor e cuidados. Isso atrapalha o desenvolvimento cerebral e pode gerar consequências para o resto da vida.

A agência da ONU cita ainda implicações para o crescimento cognitivo, social e emocional, além de impactos negativos para saúde, felicidade e capacidade de aprendizado.

O Unicef defende mais investimentos para programas de apoio às famílias, para evitar que as crianças sejam separadas de seus pais ou responsáveis. Outra ação é garantir a transição desses menores, para que deixem de morar nos lares e voltem a viver com suas famílias biológicas.


Partilha
Escrito por: África 21 Digital

Nenhum comentário

Desculpe, o formulário de comentários está fechado neste momento.

África 21 Digital