Redes Sociais:
HomeNotíciaPolíticaONU quer investigação internacional à violência na RD Congo

ONU quer investigação internacional à violência na RD Congo

Partilha

África 21 Digital, com ONU News


O alto comissário dos Direitos Humanos pediu esta sexta-feira (9) uma investigação internacional sobre os assassinatos e os abusos ocorridos nas províncias congolesas de Kassai Central e Oriental, onde foram encontradas “pelo menos 42 valas comuns”.

No Conselho de Direitos Humanos,  Zeid al-Hussein declarou “consistentemente inadequada” a resposta aos abusos generalizados cometidos durante a violência nas províncias da República Democrática do Congo (RD Congo).

Kamwina Nsapu

Angola acolhe pelo menos 30 mil refugiados do conflito em território congolês, que as Nações Unidas estimam ter morto centenas de civis. Os combates deslocaram 1,3 milhão de pessoas após o seu início com a morte do líder da milícia Kamwina Nsapu por forças do governo em agosto.

Em nota separada, o Fundo da ONU para a Infância (Unicef) revelou que os ataques nas províncias de Kassai danificaram 639 escolas primárias e secundárias, deixando mais de 150 mil crianças fora do ensino.

Vários estabelecimentos de ensino servem de abrigos de emergência para deslocados ou foram ocupados por forças em combate. A agência defende que a insegurança persistente provocou uma “cultura de medo” que cria indisposição nas crianças e nos professores de retornarem às salas de aulas.

Governo

Zeid considera que a resposta do governo à violência “não é suficiente, perante a gravidade e a natureza generalizada das violações”.

Informações recolhidas por peritos das Nações Unidas mencionam  que soldados congoleses teriam cavado muitas valas comuns após confrontos com suspeitos membros dos Kamwina Nsapu.

Apesar do lançamento de uma série de investigações nacionais aos crimes das milícias, o chefe dos direitos humanos disse que o governo ainda “não realizou investigações significativas sobre a conduta da sua polícia militar e nacional”.


Partilha
Escrito por: África 21 Digital

Nenhum comentário

Desculpe, o formulário de comentários está fechado neste momento.

África 21 Digital