Redes Sociais:
HomeNotíciaEconomia & NegóciosÍndia vai apoiar Moçambique no combate à seca

Índia vai apoiar Moçambique no combate à seca

Partilha

O governo indiano vai  financiar a abertura de furos de água nas regiões afetadas pela seca em Moçambique, no âmbito da cooperação existente entre os dois países.


África 21 Digital, com AIM


                                                                                                                                                  Foto: BM/Arq

O facto foi anunciado, quarta-feira, em Maputo, pelo diretor para Ásia e Oceânia (DAO), no Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação (MINEC), Belmiro Malate, minutos após o término de uma audiência de cortesia que o Primeiro-Ministro, Carlos Agostinho do Rosário, concedeu ao Alto-Comissário (embaixador) da Índia acreditado em Moçambique, Ashok Amrohi.

Segundo Malate, está para breve a assinatura de acordos entre Moçambique e Índia para a implementação do referido projecto.

“O projecto já foi aprovado pelo Governo indiano e neste momento espera-se pela assinatura dos acordos para se passar a fase da implementação. Com este acordo pretende-se abrir poços de água em algumas zonas que foram afectadas pela seca no ano passado”, disse.

A fonte acrescentou também que a Índia vai desembolsar um total de 10 bilhões de dólares para financiar diversos projectos de desenvolvimento em vários países africanos, e Moçambique é um dos beneficiários.

Moçambique poderá usar parte deste financiamento para investir nas áreas consideradas prioritárias pelo governo, tais como agricultura, energia, infra-estruturas entre outras.

Durante o encontro, o Primeiro-ministro e o Alto-comissário também discutiram matérias associadas com a segurança marítima, ao longo da costa moçambicana. O comandante da marinha de guerra indiana deverá visitar Moçambique, onde serão assinados os respectivos acordos.

Na manhã desta quarta-feira, Primeiro-Ministro também recebeu em audiência a Secretária-geral do Fórum para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países da Língua Portuguesa (Fórum Macau), Xu Yingzhen, que está de visita a Moçambique desde terça-feira.

Xu apresentou ao PM, o plano de acção para a colaboração económica e comercial que visa o aumento da capacidade produtiva do país, particularmente no sector agrícola, bem como a criação de parques industriais e infra-estruturas.

“Vamos realizar um encontro para o reforço da capacidade produtiva. O nosso trabalho é mais para a promoção de projectos e depois procede-se a negociação com instituições financeiras, conforme a viabilidade do projecto e a situação do mercado, para o seu financiamento”, disse a secretária do Fórum Macau.

A visita de Xu a Moçambique visa avaliar o grau de cumprimento do plano de acção da V Conferência Ministerial do Fórum Macau 2017-2019 e contribuir para o fortalecimento das relações de amizade e cooperação entre os países falantes da língua portuguesa e a China.


Partilha
Escrito por: África 21 Digital

Nenhum comentário

Desculpe, o formulário de comentários está fechado neste momento.

África 21 Digital