Redes Sociais:
HomeNotíciaComportamentosWWF lança campanha global em defesa das tartarugas marinhas

WWF lança campanha global em defesa das tartarugas marinhas

Partilha

O Fundo Mundial para a Natureza (WWF) lança nesta sexta-feira (16), Dia Mundial da Tartaruga Marinha, uma campanha internacional de apelo ao bloqueio, pela União Europeia (UE), à importação de camarão tropical pescado sem o uso de dispositivos excludentes de tartarugas.


África 21 Digital, com agência


Foto:Projeto Tamar/Arq

Através da campanha, pretende-se apelar a UE a implementar normas regulatórias para reduzir a pesca acidental de tartarugas marinhas que, segundo estimativas, cerca de 30 mil tartarugas morrem todos os anos, de acordo com o estudo desenvolvido pelo Comité Regional de Pescas da Guiana Francesa, devido à pesca de camarão exportado para a União Europeia.

Em Moçambique, o uso desse dispositivo está regulamentado e o governo está a promover a sua implementação.

Dada a comprovada eficácia do dispositivo excluídor de tartarugas (TED), que reduz em 97 por cento o risco acidental de captura de tartarugas marinhas, o WWF apela para a UE para alterar as suas normas regulatórias de pesca marinha e passar a requerer que os novos mecanismos sejam usados pelas empresas exportadoras de camarão tropical.

Nos Estados Unidos da América, outro dos grandes mercados importadores mundiais de camarão tropical, esta norma é praticada com sucesso há 25 anos, o que comprova que também será possível implementar esta medida na UE.

A proposta do WWF tem o apoio de vários países-membros da UE, como é o caso da França. Com a campanha internacional, a organização procura também obter o apoio das empresas e dos consumidores para que exijam dos seus governos a introdução desta política.

Moçambique é um dos países onde o uso de TEDs está previsto no regulamento de pesca marítima, estando o Ministério do Mar, Águas Interiores e Pescas a trabalhar com os parceiros do sector privado para que o uso do dispositivo possa ser amplamente utilizado no sector da pesca de camarão.

O WWF tem vindo a colaborar com ministério e valoriza a sua determinação na implementação do mecanismo, que terá grande impacto na conservação desta espécie marinha altamente ameaçada, e vai colocar o sector pesqueiro nacional a par das boas práticas internacionais relativas à pesca de camarão.

Ao adoptar o uso dos dispositivos, as empresas estarão igualmente preparadas para responder à esperada adopção da norma regulatória pela UE, um dos maiores destinos do camarão exportado da economia moçambicana, estando ainda certificadas para exportar para outros mercados, como os Estados Unidos da América.

O WWF é uma das maiores e mais respeitadas organizações independentes de conservação do mundo, com mais de 5 milhões de apoiantes e uma rede global activa em mais de 100 países, cuja missão é travar a degradação do ambiente natural do planeta e construir um futuro no qual os seres humanos vivam em harmonia com a natureza, conservando a diversidade biológica do mundo.


Partilha
Escrito por: África 21 Digital

Nenhum comentário

Desculpe, o formulário de comentários está fechado neste momento.

África 21 Digital