Redes Sociais:
HomeNotíciaConhecimentoCabo-verdiano é reconduzido no Tribunal Internacional dos Direitos do Mar

Cabo-verdiano é reconduzido no Tribunal Internacional dos Direitos do Mar

Partilha

O diplomata cabo-verdiano José Luís de Jesus foi reconduzido, para um terceiro mandato, no cargo de juiz do Tribunal Internacional dos Direitos do Mar.


África 21 Digital, com agência


Em declarações à Rádio de Cabo Verde, José Luís de Jesus, que exerceu o cargo de ministro dos Negócios Estrangeiros e das Comunidades entre 1998 e 1999, explicou que a eleição pela 27ª Assembleia dos Estados Partes da Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar, realizada a semana passada em Nova York, foi um processo que contou com três candidatos para dois postos, sendo o seu principal opositor o ministro da Justiça do Quénia.

Ao fazer o balanço dos seus dois anteriores mandatos de 18 anos, o especialista em direito do mar apontou como momento alto a sua eleição, em outubro de 2008, para o cargo de presidente do organismo, informa a Panapress.

Além das funções de ministro dos Negócios Estrangeiros e de embaixador de Cabo Verde em Portugal, o diplomata foi presidente do Grupo dos 77 para o Direito do Mar, presidente do Grupo Africano nas Nações Unidas, presidente da Comissão Preparatória da Autoridade Internacional dos Fundos Marinhos e enviado especial das Nações Unidas para a região dos Grandes Lagos.

O Tribunal Internacional do Direito do Mar foi criado pela Convenção Internacional do Direito do Mar e tem sede na cidade alemã de Hamburgo.

Trata-se de uma instituição das Nações Unidas com competência para julgar controvérsias relativas à interpretação e aplicação daquele tratado celebrado em Montego Bay, na Jamaica, em 1982.

O tratado define os conceitos do direito internacional, como mar territorial, zona económica exclusiva, a plataforma continental e outros, e estabelece os princípios gerais da exploração dos recursos naturais do mar, como os recursos vivos, os do solo e os do subsolo.


Partilha

Último Comentário

  • Bom dia, sou Luso Brasileiro, estou nacionalidade Português e Brasileiro, a minha licenciatura e mestrado em direito aqui no Porto, em Portugal, que é o site que estou residindo atualmente, a minha tese de doutoramento que estou fazendo na Universidade de Vigo na Espanha em Direito do Mar, registradas nos campos do Mar. estudos de doutoramento não está na pessoa, eu tenho que ir uma vez emquando Vigo falar com meu orientador, mas eu vivo em Porto Portugal. O tema da minha tese é (Resoluções de Disputas EXTRAJUDICIAIS NO DOMÍNIO DA PESCA) Mas Doutorado pela Universidade de Vigo, exige alguns requisitos, como eu tenho que fazer cursos, seminários, pesquisas, Estadias investigações em outro instituição de continuar a fazer um doutoramento. Pergunto-me se a sua instituição está -se a mim para fornecer esses requisitos, porque eu não ter feito qualquer destes requisitos, apenas algumas conversas aqui em Portugal, que era o meu próprio conselho apontou para a universidade, e há poucos lugares no mundo que tem que formação em relação a março gostaria muito de sua ajuda, e se possível, você pode entrar em contato com o meu conselheiro, o e enviá-lo é ( [email protected] ) é facilmente acessível e também é galego . De Claro que agrada e, se possível, esperar por uma resposta.

África 21 Digital