Redes Sociais:
HomeSem categoriaApesar da crise, bancos angolanos aumentam lucros

Apesar da crise, bancos angolanos aumentam lucros

Partilha

Os 22 bancos angolanos que disponibilizaram demonstrações financeiras em 2015 e 2016 registaram um crescimento dos lucros de 38,2% de 135,7 mil milhões de kwanzas para 187,5 mil milhões de kwanzas, segundo um estudo publicado pelo Jornal Expansão.


 África 21 Digital, com Angop

Foto:Angop/Arq

Os dados divulgados pelo Jornal Expansão apontam que o crescimento dos lucros do sector bancário angolano é explicado por um forte aumento de 33,1% para 671,8 mil milhões de kwanzas do produto bancário.

Este agregado, que corresponde aos ganhos conseguidos directamente com a actividade bancária, é a soma da margem financeira e da margem complementar.

A margem financeira, diferença entre juros recebidos e juros pagos, disparou 49,7% para 445,2 mil milhões de kwanzas, enquanto a margem complementar, proveniente de comissões por serviços bancários e ganhos cambiais, entre outros, progrediu apenas 9,3% para 226,7 mil milhões de kwanzas, refere o jornal.

Os analistas justificam o forte aumento da margem financeira com a subida das taxas de juro da dívida pública para níveis acima de 20%.

A ajuda das obrigações do Estado aos bancos não se ficou por aqui. A desvalorização cambial originou ganhos significativos em mais-valias por via dos títulos indexados ao dólar, beneficiando a margem complementar através do resultado de negociação e ajuste ao valor justo.

O significativo aumento do produto bancário mais do que compensou o acréscimo dos custos administrativos e de comercialização que subiram apenas 25,3% para 308,7 mil milhões de kwanzas.


Partilha
Escrito por: África 21 Digital

Nenhum comentário

Desculpe, o formulário de comentários está fechado neste momento.

África 21 Digital