Redes Sociais:
HomeNotíciaPolíticaGoverno gambiano exuma corpos de pessoas desaparecidas sob regime de Jammeh

Governo gambiano exuma corpos de pessoas desaparecidas sob regime de Jammeh

Partilha

Os corpos de pessoas dadas como desaparecidas durante o regime do ex-Presidente Yahya Jammeh serão exumados para conclusão das investigações, anunciou o ministro gambiano do Interior, Mai Fatty.


África 21 Digital, com agência


“Ainda não concluímos a exumação dos corpos. Precisamos da vossa ajuda para encontrarmos provas enquanto o inquérito prossegue, porque na Gâmbia cada um é vítima [do regime deposto] e portanto temos um longo caminho a percorrer”, indicou Fatty domingo (23) durante uma conferência organizada pelas vítimas da violação dos direitos humanos do antigo regime, informa a Panapress.

Fatty indicou que a processo de descoberta de cadáveres é delicado  “Não se trata de exumar apenas um corpo, mas um inquérito claro deve ser realizado. É preciso recorrer ao Tribunal, o que obriga a provas tangíveis. É a razão pela qual o processo está muito lento. Criamos uma comissão graças à qual conseguimos descobrir alguns túmulos. Ainda não está concluído tudo. Restam vários corpos por exumar”,  sublinhou.

O governante defendeu que o seu pelouro continua “concentrado” e que os crimes não continuarão “impunes”. “Vamos investigar sobre estas violações dos direitos humanos e haverá consequências”, garantiu o ministro do Interior.

Sob o lema “Refletir sobre a Tirania, Celebrar a Liberdade”, associações de defesa dos direitos humanos das vítimas criticaram vivamente o balanço, nesta em matéria, do reinado do ex-Presidente Jammeh durante o qual desapareceram vários gambianos detidos.


Partilha
Escrito por: África 21 Digital

Nenhum comentário

Desculpe, o formulário de comentários está fechado neste momento.

África 21 Digital