Redes Sociais:
HomeNotíciaCulturasEscritor cabo-verdiano João Lopes Filho lança “Cartas de um Sempalhudo”

Escritor cabo-verdiano João Lopes Filho lança “Cartas de um Sempalhudo”

Partilha


Portugal Digital, com Inforpress


 

João Lopes Filho, professor e escritor                                                                                             Foto:Inforpress

O livro reúne cartas escritas entre 1844 e 1845 por um cabo-verdiano, anónimo, que assinava com o pseudónimo “Um Sempalhudo”.

Lopes Filho avançou que são 16 cartas que foram publicadas, em 1842, na “Parte não Official” do boletim nacional, onde rubricavam notícias, poemas, romances e memórias de escritores.

“Estas cartas eram publicadas no Boletim Oficial de Cabo Verde com a assinatura de Um Sempalhudo e sem nenhuma identificação, nunca se soube quem é o escritor “, esclareceu João Lopes Filho.

De acordo com as Edições Uni-CV, com o aparecimento desse Boletim Official, publicação iniciada na Boa Vista em 24 de Agosto de 1842, além de incluir a documentação oficial, o mesmo possuía um espaço denominado “Parte não Official”, no qual se encontravam informações várias, crónicas, textos de ficção e de poesia, além de artigos de opinião, na medida em que escasseavam no arquipélago publicações onde os autores pudessem difundir as suas criações.

“Foi justamente neste boletim que foram inseridas as “cartas” sob o pseudónimo Sempalhudo, através das quais elaborava comentários, seguindo a estrutura da corografia e considerações pertinentes para fornecer esclarecimentos acerca do arquipélago, assim como contributos da maior importância para a construção da história do país”, esclarece em nota de imprensa.

João Lopes Filho, natural de São Nicolau, é professor da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), e autor de vasta obra que versa diferentes áreas do saber, que são ao todo 27 livros publicados.


Partilha

Nenhum comentário

Desculpe, o formulário de comentários está fechado neste momento.

África 21 Digital