Redes Sociais:
HomeNotíciaPolíticaChina inaugura no Djibouti a sua primeira base militar em África

China inaugura no Djibouti a sua primeira base militar em África

Partilha

A China inaugurou hoje, no Djibouti, no nordeste da África, a sua primeira base naval no continente. O acordo assinado com as autoridades locais, onde já existem instalações militares dos Estados Unidos, França e Japão, permite a Pequim o estacionamento de uma força de 10 mil soldados, até 2026.

África 21 Digital, com agências


Foto: YT/Arq
A primeira frota de navios de guerra da China, que irá ficar baseada no Djibouti, saiu de Zhanjiang, no sul da China.A China iniciou a construção da base em Djibouti no ano passado. De acordo com a informação oficial de Pequim, será uma instalação de logística para reabastecer os navios da marinha que participam em missões de paz e humanitárias na região.“A base assegurará o desempenho das missões da China, como escolta, manutenção da paz e ajuda humanitária na África e no oeste da Ásia”, segundo a agência chinesa Xinhua.

O Djibouti, pequeno país no chamado “corno de África”, fazendo fronteira com a Etiópia, a Eritreia e a Somália, embora quase sem recursos naturais, goza de posição privilegiada no acesso sul ao Mar Vermelho para o Canal de Suez.

Segundo o Ministério das Relações Exteriores da China, a base visa dar “ maiores contribuições” para a paz em África, contribuindo também para a economia do Djibouti.

A inauguração da base, com hasteamento da bandeira chinesa, nesta terça-feira, 1 de agosto, coincide com o aniversário de 90 anos do Exército de Libertação Popular.


Partilha
Escrito por: África 21 Digital

Nenhum comentário

Desculpe, o formulário de comentários está fechado neste momento.

África 21 Digital