Redes Sociais:
HomeNotíciaTurismo & ViagensCabo Verde vai apresentar candidatura ao conselho executivo da Organização Mundial do Turismo

Cabo Verde vai apresentar candidatura ao conselho executivo da Organização Mundial do Turismo

Partilha

O ministro da Economia e do Emprego de Cabo Verde anunciou, em São Nicolau, que o país e é candidato a membro do conselho executivo da Organização Mundial do Turismo (OMT), cuja eleição ocorre no mês de Setembro, na China.


África 21 Digital, com agência


Foto: YT

José Gonçalves, que já garantiu presença no ato de eleição naquele país asiático, sublinhou que está “esperançoso” em como o país pode merecer essa distinção, “pois não seria a primeira vez que tal ocorreria”.

No ano passado, lembrou, Cabo Verde foi eleito para o conselho executivo da ICAO, autoridade mundial da aviação civil, e mantém “posição de destaque” na FAO, noticia a agência Inforpress.

“Isto tudo na linha de colocar o país, a nível da presença internacional, nas grandes instituições de referência, e o turismo dentro do seu verdadeiro lugar, que é o motor principal da economia de Cabo Verde”, sintetizou o governante, durante evento, terça-feira (01), em São Nicolau.

O ministro aproveitou o encerramento da mesa redonda sobre o desenvolvimento do turismo na ilha de São Nicolau, que decorreu na Ribeira Brava, para destacar que este vai ser um “ano importante” para o turismo em Cabo Verde.

“Será concretizado o plano estratégico, para além da iniciativa de elaboração do estudo para a criação do Instituto do Turismo em Cabo Verde, pois chegou a ora, e vai-se mexer com a imagem turística do país”, lançou o ministro, entre outras medidas como as grandes opções do turismo, documento que o Governo quer que seja “orientador e basilar” e com horizonte até 2030.

Por seu lado, o presidente da Câmara do Turismo de Cabo Verde, Gualberto do Rosário, considerou que a mesa redonda demonstrou “de uma forma clara” de que em São Nicolau “se conhece muito bem” o que é necessário fazer no domínio do turismo e que todos os estudos e inventariações que podem ser úteis para o lançamento do turismo na ilha existem.

“É o momento de agir, de transformar esse manancial em produto, em solução de desenvolvimento, mas isto exige obviamente liderança, a começar pelo Governo e pelos autarcas mas também de todos aqueles que vêem potencial nesta ilha”, sintetizou o também ex-governante, natural da ilha de São Nicolau.

Contudo, para Gualberto do Rosário, a “grande prioridade” que a mesa redonda definiu é a da criação da Sociedade de Desenvolvimento Regional de São Nicolau pois, indicou, há privados interessados a participar dessa sociedade ao lado do Estado e dos municípios.

“Isso seria o primeiro passo fundamental para podermos transformar em medidas operacionais tudo o que tem sido pensado, discutido e concluído sobre o futuro turístico da ilha”, lançou Gualberto do Rosário.

Apelou, por fim, à criação da “convergência necessária” para fazer São Nicolau avançar como um dos destinos turísticos “mais bem qualificados” de Cabo Verde,  “porque tem potencial para o ser”.


Partilha
Escrito por: África 21 Digital

Nenhum comentário

Desculpe, o formulário de comentários está fechado neste momento.

África 21 Digital