Redes Sociais:
HomeNotíciaPolíticaAngola – Eduardo dos Santos visita hidroelétrica do Laúca financiada pelo BNDES

Angola – Eduardo dos Santos visita hidroelétrica do Laúca financiada pelo BNDES

Partilha

O presidente angolano José Eduardo dos Santos, líder do MPLA, partido no poder, deverá visitar nesta sexta-feira (4), a hidrelétrica do Laúca, na província de Malange, região norte do país, construída pelo grupo brasileiro Odebrecht, envolvido no escândalo Lava Jato, com financiamentos do banco estatal brasileiro BNDES.

África 21 Digital


José Eduardo dos Santos

O empreendimento está na etapa final de construção, tendo entrado na fase de enchimento da albufeira (represa). A visita acontece a menos de três semanas das eleições gerais em Angola. José Eduardo dos Santos, cujo estado de saúde é considerado delicado, não concorre à reeleição, tendo indicado como candidato do MPLA à Presidência da República o general João Lourenço, até recentemente ministro da Defesa.

O presidente da República não tem tido participação direta na campanha eleitoral, o que, comentadores políticos, em Luanda, atribuem ao seu estado de saúde.

Laúca é a terceira barragem em construção no leito do Rio Cuanza, depois de Cambambe, com 960 megawatts, e Capanda, com 520 megawatts.

Com um investimento de 4,5 mil milhões (4,5 bilhões) de dólares, envolvendo a construção, produção, fornecimento e colocação em serviço do sistema de transporte de energia, o Complexo Hidroeléctrico de Laúca tem uma capacidade conjunta de geração de 2.070 megawatts.

A entrada em funcionamento da central principal, com seis grupos geradores de 334 megawatts cada,  beneficia mais de cinco milhões de pessoas das regiões norte, centro e sul do país.

O projeto surgiu a partir de um estudo de inventário realizado na década de 1950, no período colonial português, solicitado pela então empresa pública Sociedade Nacional de Estudo e Financiamento de Empreendimentos Ultramarinos (Sonefe) à empresa Hydrotechnic Corporation (USA), que foi retomado em 2008, com a realização dos estudos de viabilidade solicitados pelo governo angolano.

A obra foi desenvolvida  pela construtora brasileira Odebrecht com financiamentos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDES), que foram interrompidos em 2015, na sequência da crise econômica e política no Brasil, que levou ao afastamento da ex-presidente Dilma Rousseff.

 A suspensão dos financiamentos a Angola afetaram importantes obras , entre elas o alteamento da hidrolelétrica de Cambambe. Os  financiamentos suspensos garantiam serviços de engenharia das construtoras Odebrecht, OAS, Queiroz Galvão, Camargo Corrêa e Andrade Gutierrez [envolvidas nos bilionários escândalos de corrupção no Brasil investigados pela Lava Jato].

No início de outubro de 2016, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) anunciou a suspensão de pagamento de US$ 4,7 bilhões (mil milhões) de dólares para 25 contratos de financiamento no exterior de empresas de engenharia e construção investigadas pela Operação Lava Jato.

Os projetos suspensos envolviam financiamentos para exportações de serviços de engenharia para países como Argentina, Cuba, Venezuela, Guatemala, Honduras, República Dominicana, Angola, Moçambique e Gana.

 

 

 


Partilha
África 21 Digital