Redes Sociais:
HomeNotíciaComportamentosPortugal aciona Mecanismo Europeu de Proteção Civil devido a incêndios

Portugal aciona Mecanismo Europeu de Proteção Civil devido a incêndios

Governo português pede apoio de outros países para o combate às chamas em várias regiões do país, depois de um número recorde de incêndios ter sido registado sexta-feira.


África 21 Digital com Lusa


Foto: Miguel P.da Silva/Lusa

Portugal acionou na noite deste sábado o Mecanismo Europeu de Proteção Civil, disse à Lusa a ministra da Administração Interna, que espera apoios de outros países já a partir de domingo para ajudar no combate aos incêndios.

A decisão, explicou à Lusa Constança Urbano de Sousa, foi por “uma questão de prudência”, tendo em conta as previsões meteorológicas para os próximos dias.

A ministra da Administração Interna deslocou-se este sábado ao comando da Proteção Civil, em Carnaxide, para se “inteirar do ponto da situação dos incêndios a nível nacional”, segundo fonte do seu ministério.

De acordo com o portal “online” da ANPC, pelas 20h30 deste sábadi, havia registo de 22 incêndios rurais em curso no país, mobilizando 2.255 bombeiros, apoiados por 629 veículos terrestres e 21 meios aéreos.

Em fase de resolução havia também indicação de 16 incêndios rurais para onde estavam destacados 834 homens, 274 carros de combate e dois meios aéreos e já em conclusão havia registo de 52 incêndios que lavravam em meios rurais, combatidos por 910 bombeiros com a ajuda de 261 veículos terrestres.

A Proteção Civil identifica também os casos mais importantes, destacando pela mesma hora nove “ocorrências importantes”, sendo o distrito de Coimbra aquele que mobiliza mais meios humanos.

Compartilhar

Escrito por: África 21 Digital

Nenhum comentário

Deixe um comentário