Redes Sociais:
HomeNotíciaPolíticaDelegação do Parlamento Europeu é esperada em Cabo Verde em setembro

Delegação do Parlamento Europeu é esperada em Cabo Verde em setembro

Partilha

Uma delegação do Parlamento Europeu deverá visitar Cabo Verde em Setembro, para fazer a avaliação da cooperação e parceria especial entre e a União Europeia e o arquipélago.


África 21 Digital, com Inforpress


                                                                                                                                                                              Foto:VoA/Arq

O anúncio foi feito pelo presidente da Assembleia Nacional, Jorge Santos, depois de receber os cumprimentos de despedida do embaixador da União Europeia em Cabo Verde, José Pinto Teixeira.

A delegação é composta por cinco deputados de vários grupos políticos e vem a Cabo Verde com o objetivo de testemunhar o mérito da cooperação entre o país e a União Europeia, fazer a avaliação, projetar ações futuras, mas também estabelecer o diálogo político que, segundo Jorge Santos, é fundamental na cooperação entre os parlamentares europeus e cabo-verdianos.

“Este é o momento de se fazer uma análise da cooperação entre a Europa e África, mas também de avaliar os casos de sucesso desta cooperação e do relacionamento entre o norte e o sul”, disse, sublinhando que pelo facto de Cabo Verde ser um sucesso a nível internacional, a União Africana quer que o arquipélago esteja integrado plenamente no continente africano.

Jorge Santos indicou que durante o encontro com o embaixador tiveram a oportunidade de falar sobre a Cimeira UE-África, que irá acontecer em Novembro, na Costa do Marfim, e a integração plena de Cabo Verde na sub região africana e no continente, que no seu entender será fundamental para a consolidação das relações com África.

Por seu turno, o embaixador cessante da União Europeia em Cabo Verde, José Pinto Teixeira, garantiu que estão a trabalhar para que a cooperação com o arquipélago tenha uma maior dimensão.

“Existe no Parlamento Europeu um grupo de amizade com Cabo Verde, e tem o papel essencial de sensibilizar quanto a importância que Cabo Verde tem como parceiro especial da União Europeia”, disse.

 


Partilha
Escrito por: África 21 Digital

Nenhum comentário

Desculpe, o formulário de comentários está fechado neste momento.

África 21 Digital