Redes Sociais:
HomeNotíciaPolíticaGoverno moçambicano e Renamo deverão assinar acordo de paz entre outubro e novembro

Governo moçambicano e Renamo deverão assinar acordo de paz entre outubro e novembro

Partilha

O líder da Renamo, principal partido da oposição em Moçambique, Afonso Dhlakama, disse, em entrevista publicada hoje, que vai assinar com o Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, o acordo para uma paz definitiva no país, entre outubro e novembro.


África 21 Digital, com agência


Foto: Afonso Dhlakama, líder da Renamo

“Este é o terceiro acordo que vou assinar. Será em outubro ou novembro, o mais tardar no princípio de novembro”, afirmou Afonso Dhlakama, em entrevista ao Canal de Moçambique, publicada hoje.

O presidente da Resistência Nacional Moçambicana (Renamo) declarou que o partido está a negociar com cautela com o Governo moçambicano, para evitar um novo falhanço, depois do que aconteceu com os anteriores entendimentos entre as partes.

“Tudo o que está a ser feito com o Presidente [Filipe] Nyusi, estamos a ter cautela e não só, parece-me que ele próprio não quer ser igual aos outros e assumir compromissos que não vai assumir”, disse Afonso Dhlakama.

A Renamo, prosseguiu Dhlakama, quer um acordo sobre pontos concretos das matérias em divergência, e o grupo de embaixadores convidados pelas partes para acompanharem as negociações deve estar atento.

“Queremos coisas concretas e também estamos a alertar o grupo de contacto, para que abram os olhos, porque, no passado, foi um erro, motivámo-nos demasiado, quando assinámos acordos e não houve aqui o acompanhamento por parte da comunidade internacional”, frisou o líder do principal partido da oposição.

Afonso Dhlakama reiterou que a Renamo exige a integração dos seus quadros nos postos de comando das Forças de Defesa e Segurança (FDS) e a aprovação de um pacote legislativo que preconize a eleição direta de governadores provinciais.

“O que está acordado [no diálogo entre as partes] é que o Presidente da República não pode anunciar a data das eleições em 2019 sem estes documentos estarem aprovados pela Assembleia da República, principalmente, para a eleição dos governadores”, sublinhou o líder do principal partido da oposição.

O Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, e o líder da Renamo encontraram-se no passado dia 06  num lugar não revelado em Gorongosa, num frente-a-frente não previamente anunciado ao país.

Um comunicado emitido pela Presidência da República depois do encontro refere que os dois líderes se comprometeram a concluir até dezembro as negociações entre o Governo e a Renamo para a restauração da paz.

Apesar de Governo e Renamo terem assinado em 1992 o Acordo Geral de Paz, e um segundo em 2014 para a cessação das hostilidades militares, Moçambique vive ciclicamente surtos de violência pós-eleitoral, devido à recusa do principal partido da oposição de aceitar a derrota nas eleições.

Em maio, o líder da Renamo anunciou uma trégua nos confrontos com as FDS por tempo indeterminado, após contactos com o chefe de Estado moçambicano.


Partilha
Escrito por: África 21 Digital

Nenhum comentário

Desculpe, o formulário de comentários está fechado neste momento.

África 21 Digital