Redes Sociais:
HomeNotíciaPolíticaEscalada da tensão na Ásia: Coreia do Norte faz novo teste nuclear

Escalada da tensão na Ásia: Coreia do Norte faz novo teste nuclear

Partilha

A Coreia do Norte anunciou hoje ter criado uma bomba de hidrogénio que pode ser instalada num míssil balístico intercontinental, segundo os meios de comunicação estatais. A agência oficial norte-coreana, KCNA, assegurou que o país conseguiu desenvolver com êxito um explosivo nuclear deste tipo, que foi carregado num dos seus novos projéteis intercontinentais.


África 21 Digital com agências internacionais


Foto:EBC/Arq

O mesmo meio de comunicação divulgou uma fotografia de Kim junto a uma suposta ‘bomba H’, como é conhecida a bomba de hidrogénio, acompanhado por cientistas nucleares e altos oficiais do Departamento da Indústria de Munições do Partido Central dos Trabalhadores.

O líder norte-coreano “expressou o seu grande orgulho por reforçar as forças nucleares” e por comprovar como o regime Juché (a ideologia oficial norte-coreana de autossuficiência) “consegue desenvolver uma arma explosiva termonuclear com os seus próprios esforços e tecnologia”, segundo a KNCA.

Os cientistas norte-coreanos “melhoraram o rendimento técnico” do explosivo, superando o nível da primeira bomba H testada pelo país asiático, acrescentou a mesma agência.

Em janeiro do ano passado, a Coreia do Norte detonou no interior das suas galerias subterrâneas o que assegurou ser uma bomba de hidrogénio, mas análises posteriores revelaram que se tratou de um artefacto menos potente que uma ‘bomba H’.

Além disso, no início de julho, o regime realizou dois ensaios com mísseis balísticos intercontinentais, a que se seguiram outras provas com projéteis de menor alcance, o último dos quais na terça-feira passada, que sobrevoou território japonês.

China condena

O Governo chinês “condena vigorosamente” o ensaio nuclear realizado neste domingo (03) pela Coreia do Norte e desafia o regime de Pyongyang a “parar de agravar a situação” com “gestos que não servem os seus interesses”.

A Coreia do Norte “ignorou a oposição generalizada da comunidade internacional e efetuou um novo teste nuclear. O Governo chinês expressa a sua oposição e condena vigorosamente” esta ação, sublinha um comunicado do Ministério dos Negócios Estrangeiros do executivo de Pequim.

A Coreia do Norte anunciou ter testado, com sucesso, hoje uma bomba de hidrogénio desenvolvida para ser instalada num míssil balístico intercontinental.

O anúncio do “total sucesso” do teste de uma bomba de hidrogénio, conhecida como ‘bomba H’, foi feito pela pivô da televisão estatal norte-coreana, horas depois de Seul e Tóquio terem detetado uma invulgar atividade sísmica na Coreia do Norte.

Segundo a KCTV, o ensaio nuclear, o sexto conduzido pelo regime de Pyongyang, foi ordenado pelo líder norte-coreano, Kim Jong-un.

O anúncio tem lugar depois de, na noite de sábado, a agência oficial norte-coreana KCNA ter garantido que a Coreia do Norte conseguira desenvolver com êxito uma bomba de hidrogénio passível de ser instalada num míssil balístico intercontinental (ICBM).

Japão reage

O governo japonês confirmou que o regime de Pyongyang levou hoje a cabo um novo ensaio nuclear, o sexto do tipo, após ter sido detetado um forte sismo na Coreia do Norte.

“Após ter analisado, entre outras, as informações da agência meteorológica, o governo [do Japão] confirma que a Coreia do Norte realizou um teste nuclear”, declarou o ministro dos Negócios Estrangeiros japonês, Taro Kono, aos jornalistas.

Segundo Taro Kono, Tóquio endereçou um protesto formal à embaixada da Coreia do Norte em Pequim ainda antes de ter confirmado que o abalo se deveu à realização de um ensaio nuclear, qualificando o ato de “completamente imperdoável”.

O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), que monitoriza a atividade sísmica mundial, registou um abalo de magnitude 6,3 pelas 12:00 na hora de Pyongyang (04:30 em Lisboa), sinalizando a possibilidade de uma “explosão”.

O tremor ocorreu a 24 quilómetros da localidade de Sungjibaegam, na província de Hamgyong Norte, no nordeste da Coreia do Norte, onde se localiza a base de Punggye-ri, que foi palco dos cinco testes nucleares levados a cabo até à data por Pyongyang, o último dos quais em setembro de 2016.


Partilha
Escrito por: África 21 Digital

Nenhum comentário

Desculpe, o formulário de comentários está fechado neste momento.

África 21 Digital