Redes Sociais:
HomeNotíciaConhecimentoMoçambique reestrutura universidades

Moçambique reestrutura universidades

Partilha

O país deverá contar, em breve, com mais cinco universidades, das quais quatro deverão ser criadas a partir da Universidade Pedagógica (UP), no âmbito da reestruturação desta instituição, e a outra resultará da fusão entre Instituto Superior de Administração Pública (ISAP) e do Instituto Superior de Relações Internacionais (ISRI).

África 21 Digital com agência



Com efeito, estão em apreciação hoje, em Maputo, na I Sessão Extraordinária do Conselho Nacional do Ensino Superior (CNES), as propostas de estatutos da criação da UP-Sede, UP-Sul, UP-Centro e UP-Norte bem como da fusão entre o ISAP e ISRI.

O ministro da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico-Profissional (MCTESTP), Jorge Nhambiu, que anunciou o facto, disse que a criação das quatro Universidades a partir da UP insere-se na descentralização e melhoria da gestão da instituição bem como a melhoria da qualidade do Ensino Superior no país.

Segundo Nhambiu, após a análise positiva sobre a missão, visão e estatutos de cada uma das quatro Universidades, irá se submeter a proposta ao Conselho de Ministros, onde através de um decreto deverá se extinguir a UP para a criação das referidas Universidades.

“Estamos a descentralizar a gestão e, neste momento, qualquer actividade que é feita numa província acerca da UP tem que ser cedida a nível de Maputo, inclusive os departamentos pedagógicos, os documentos básicos são emitidos em Maputo. Por isso, em termos de gestão é uma vantagem”, sublinhou o ministro do pelouro.

No que concerne a introdução do curso de Medicina na UP, Nhambiu disse a jornalistas que o assunto merecerá atenção após a nova instituição a ser criada a partir da UP de Gaza e Inhambane.

“Nós não quisemos entrar a fundo na questão desse curso porque vimos que era prematura; primeiro achamos que tínhamos que definir a missão da Universidade e, depois, vamos aos problemas particulares de cada uma das universidades que vão ser criadas”, explicou.

O CNES é um órgão consultivo do Conselho de Ministros que articula a planificação integrada na área do Ensino Superior no país, desde a supervisão, apresentação de propostas para a melhoria da qualidade e eficiência das instituições do Ensino superior, entre outras.


Partilha
Escrito por: África 21 Digital

Nenhum comentário

Desculpe, o formulário de comentários está fechado neste momento.

África 21 Digital