Redes Sociais:
HomeNotíciaComportamentosEUA financiam campanha para combate à malária em Moçambique

EUA financiam campanha para combate à malária em Moçambique

Partilha

A UNITAID vai desembolsar dez milhões de dólares norte-americanos para apoiar atividades de combate à malária em Moçambique, principalmente em mulheres grávidas.

África 21 Digital, com agência


Foto:Univef

O anúncio foi feito, em Maputo, pelo diretor executivo da UNITAID, Lélio Marmora, no âmbito do lançamento do projeto Transformar o Tratamento Intermitente Preventivo Para Assegurar uma Óptima Gravidez (TIP TOP), que vai abranger cerca de 100 mil mulheres e seus respectivos bébés, no país.

A iniciativa, cuja duração é de cinco anos, visa contribuir na redução da mortalidade materna, através da expansão do acesso ao Tratamento Intermitente Preventivo (TIP), a partir da administração de sulfadoxina – primetania de qualidade certificada a nível das comunidades, por agentes polivalentes elementares.

“O projeto TIP TOP em Moçambique será implementado no distrito de Nhamatanda, província de Sofala, e posteriormente expandido para os distritos de Meconta e Rapale, em Nampula, onde será feita a mobilização comunitário, seleção e envolvimento das estruturas comunitárias, formação, implementação, monitoria e pesquisa para demonstração de resultados para uma posterior implementação em larga escala”, disse, por sua vez, a ministra moçambicana da Saúde, Nazira Abdula.

Abdula, citando o Inquérito de Indicadores de Imunização (Malária, HIV/SIDA) em Moçambique (IMASIDA, 2015), referiu que mais de 28 por cento de mulheres grávidas têm infecção malárica devido a busca tardia dos serviços pré-natais, o que contribui para as baixas coberturas do TIP da malária na gravidez.

“Este projeto deve também ser oportunidade para verificarmos um aumento na utilização dos serviços de consulta pré-natal nas unidades sanitárias; aumento das coberturas do TIP; melhoria da gestão dos medicamentos, bem como a integração dos serviços entre o programa nacional de controlo da malária com o departamento de promoção de saúde e diferentes parceiros”, afirmou.

A UNITAID é uma organização internacional que investe em novas formas de prevenir, diagnosticar e tratar o HIV/SIDA, hepatite C, tuberculose e malária. O trabalho da UNITAID permite a introdução em grande escala de produtos de saúde, através do financiamento pelo Fundo Global do Plano de Emergência do HIV/SIDA.


Partilha
Escrito por: África 21 Digital

Nenhum comentário

Desculpe, o formulário de comentários está fechado neste momento.

África 21 Digital