Redes Sociais:
HomeNotíciaPolíticaMarcelo confirma presença na posse do presidente de Angola

Marcelo confirma presença na posse do presidente de Angola

Partilha

O chefe de Estado português, Marcelo Rebelo de Sousa, vai deslocar-se a Luanda para assistir à cerimónia de posse de João Lourenço como Presidente da República de Angola, no próximo dia 26, confirmou hoje o Palácio de Belém.


África 21 Digital com agência


O pedido de autorização desta deslocação de Marcelo Rebelo de Sousa a Angola deu entrada hoje na Comissão de Negócios Estrangeiros. Na página da Assembleia da República não estavam disponíveis as datas da viagem, informa a agência Lusa.

Fonte de Belém confirmou à Lusa que o Presidente da República se vai deslocar a Angola, adiantando que será estritamente para a cerimónia de posse de João Lourenço.

A cerimónia de posse de João Lourenço, que sucederá a José Eduardo dos Santos na chefia do Estado de Angola, está marcada para o dia 26 deste mês, em Luanda.

De acordo com a Constituição, o Presidente da República não pode ausentar-se do território nacional sem o assentimento da Assembleia da República.

João Lourenço foi confirmado como novo Presidente de Angola no dia 06 de setembro, data em que a Comissão Nacional de Eleições divulgou os resultados definitivos das eleições gerais de 23 de agosto, que deram a vitória com 61% ao Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA).

A União Nacional para a Independência Total de Angola (UNITA) foi a segunda força política mais votada, com 26,67% dos votos, seguindo-se a coligação de partidos Convergência Ampla de Salvação de Angola – Coligação Eleitoral (CASA-CE), com 9,44%.

O chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, felicitou “o Presidente eleito da República de Angola, João Lourenço, sublinhando os laços fraternais que unem os dois países e os dois povos”, numa mensagem publicada no portal da Presidência da República no dia 26 de agosto, que suscitou críticas por parte da UNITA, que contestou os resultados das eleições.


Partilha
Escrito por: África 21 Digital

Nenhum comentário

Desculpe, o formulário de comentários está fechado neste momento.

África 21 Digital