Redes Sociais:
HomeNotíciaComportamentosAssociação espanhola disponível para cooperar com Cabo Verde na área da saúde

Associação espanhola disponível para cooperar com Cabo Verde na área da saúde

Neste momento uma equipa de três médicos voluntários da associação África Avanza já está na ilha do Sal, para executar cirurgias na área de urologia.


África 21 Digital com Inforpress


Foto: VOA

A associação espanhola África Avanza mostrou-se disponível em explorar e alargar “novos caminhos” para uma futura cooperação no sector da saúde em Cabo Verde a nível de cirurgias, livres cuidados médicos, formação e manutenção de equipamentos.

Segundo informação avançada pela associação, neste momento, uma equipa de três médicos voluntários já se encontra na ilha do Sal, para executar cirurgias de Urologia, que irá decorrer de 22 de Setembro a 01 de Outubro.

Entretanto, a associação considerou de “muito positivo” as actividades desenvolvida pela missão de “Médicos Solidários para Cabo Verde” de África Avanza durante o mês de Agosto, na ilha do Sal, uma vez que, para além de formação para enfermeiros e consultas, conseguiram trazer, pela primeira vez, um técnico especializado em manutenção de equipamentos médicos.

De acordo com a mesma fonte, 33 enfermeiros dos hospitais Agostinho Neto, na Praia, Baptista de Sousa, em São Vicente, Santiago norte, Sal, Fogo e Santo Antão participaram no curso teórico-prático sobre “Limpeza, desinfecção e esterilização de material e instrumentos sanitários.

“Em relação à revisão e reparação de equipamento médico, os resultados foram “muitos positivos”, já que foram monitorizados 55 equipamentos onde foram atribuídos etiquetas para garantir o seu acompanhamento futuro e rastreabilidade. Das 25 analisadas, 10 equipamentos avariados foram reparados, nove receberam trabalho preventivo de manutenção, quatro não possuíam peças sobressalentes e duas estavam irremediáveis.”, avança a fonte.

Com as acções desenvolvidas e com a doação de peças e ferramentas de produção para equipamentos, a associação conseguiu melhorar as condições de funcionamento e de segurança das instalações hospitalares.

Novos caminhos para a cooperação

Durante a 23ª missão à ilha do Sal, a associação conseguiu ainda instalar e colocar em funcionamento dois mini auto-claves e um equipamento designado para cirurgia de oftalmologia de catarata.

Para a instituição, essas acções abrem “novos caminhos” para uma futura cooperação com o sector da Saúde em Cabo Verde e complementam o trabalho de cirurgias livres e cuidados médicos que há quatro anos compõem o programa de “Médicos Solidários para Cabo Verde”, da Associação Espanhola África Avanza.

África Avanza é uma associação independente, sem fins lucrativos, formada por profissionais solidários e voluntários, experimentados em diversos campos, que disponibilizam o seu tempo, conhecimento e próprios recursos económicos, de forma desinteressada, em prol dos mais necessitados.

Esta ONG desenvolve há quatro anos com o Hospital Regional do Sal um programa de cooperação médica denominada “Médicos Solidários para Cabo Verde (MSCV), deslocando-se, periodicamente para realizar consultas e intervenções cirúrgicas, na ilha turística.

Compartilhar

Escrito por: África 21 Digital

Último Comentário

Deixe um comentário