Redes Sociais:
HomeNotíciaPolíticaJoão Lourenço toma posse como presidente de Angola

João Lourenço toma posse como presidente de Angola

Partilha

Clima ameno e ameaça de chuva são as duas notas que marcam, nesta terça-feira (26),  a cerimónia de tomada de posse do Presidente da República eleito, João Lourenço, que decorre esta manhã, na Praça da República, em Luanda, segundo reportagem da agência de notícias Angop.


África 21 Digital com Angop


 A cerimónia, na Praça da República, em Luanda, é orientada pelo presidente do Tribunal Constitucional (TC), Rui Ferreira, e deverá ser assistida por, pelo menos, 40 mil pessoas sentadas

A conta-gotas vão chegando, de vários cantos da capital do país, cidadãos que querem fazer parte desse acto histórico. O tema da investidura tornou-se a conversa do momento.

As autoridades da Polícia Nacional asseguram desde cedo o acesso ao local. Tudo é feito com o maior rigor e rapidez, quer nas zonas adjacentes, quer na Praça da República.

Pelas ruas de Luanda, o trânsito faz-se de forma rápida e sem constrangimentos.

A assistência médica e medicamentosa está garantida, com vários técnicos do Instituto Nacional de Emergências Médicas (INEMA) espalhados por toda a Praça da República.

Os agentes do corpo de bombeiros também estão destacados para casos de emergência, enquanto balneários públicos foram montados para atender os cidadãos, num acto que marcará, igualmente, a investidura do Vice-Presidente da República eleito, Bornito de Sousa.

A cerimónia solene assinala também o final do mandato do Presidente da República cessante, José Eduardo dos Santos, no cargo há 38 anos, desde 1979.

Para o acto, estão convidados vários Chefes-de-Estado e de governos de países amigos de Angola, que se tornou independente em 11 de novembro de 1975, sob liderança de António Agostinho Neto.

O general João Manuel Gonçalves Lourenço, vencedor das eleições gerais de 23 de Agosto último, pela lista do MPLA, assume hoje o mandato, tendo pela frente grandes desafios como a recuperação da economia, diversificação das fontes de receita, a consolidação da paz e da democracia.


Partilha
Escrito por: África 21 Digital

Nenhum comentário

Desculpe, o formulário de comentários está fechado neste momento.

África 21 Digital