Redes Sociais:
HomeNotíciaPolíticaPortugueses votam hoje em eleições locais

Portugueses votam hoje em eleições locais

Partilha

Os portugueses participam, neste domingo (01), nas eleições autárquicas que se realizam em todo o país – Portugal continental e nas regiões autónomas dos arquipélagos da Madeira e dos Açores. As eleições locais irão escolher os órgãos do poder local, designadamente Câmaras Municipais, Assembleias Municipais, Juntas de Freguesia e Assembleias de Freguesia.


África 21 Digital com agência


As urnas abriram às 08:00 e encerram às 19:00 (hora de Portugal) no continente e na Madeira (uma hora mais tarde nos Açores, devido à diferença horária) e são chamados a votar cerca de 9,4 milhões de eleitores para escolher os autarcas de 308 câmaras municipais e de 3.092 freguesias, informa a agência Lusa.

Esta é a 12.ª vez que os portugueses vão eleger os seus autarcas em 43 anos de democracia.

Além dos partidos com assento no parlamento – Partido Socialista, Partido Social Democrata, CDU (coligação que junta PCP-Verdes), Bloco de Esquerda, CDS, PAN – concorrem também dezenas de listas independentes.

O secretário-geral do Partido Socialista apelou hoje ao voto, em Fontanelas, concelho de Sintra e considerou que as eleições autárquicas são “a maior festa da democracia”, permitindo escolher o poder mais próximo das comunidades.

“Estas eleições autárquicas são as eleições que são a maior festa da democracia, implicam uma mobilização cívica sem comparação, são quase meio milhão de cidadãos que se disponibilizaram para concorrer aos diferentes cargos nas autarquias locais”, afirmou António Costa.

O também primeiro-ministro, que falava à saída da Sociedade Recreativa e Desportiva de Fontanelas e Gouveia, votou, acompanhado pela mulher, Fernanda Tadeu, cerca das 09:50 (hora de Portugal), na mesa número 6 da coletividade da União de Freguesias de São João das Lampas e Terrugem.

Para o dirigente socialista, que esperou cerca de 10 minutos para exercer o seu direito de voto, este ato eleitoral implica “uma dedicação cívica muito grande” e os portugueses devem “participar e votar na escolha” dos seus candidatos.

“O apelo que tenho a fazer a todos é que participem neste ato eleitoral, para escolher quem preside às nossas juntas de freguesia, quem dirige os nossos municípios, as assembleias municipais, as câmaras”, frisou o chefe do Governo.


Partilha
Escrito por: África 21 Digital

Nenhum comentário

Desculpe, o formulário de comentários está fechado neste momento.

África 21 Digital