Redes Sociais:
HomeNotíciaEconomia & NegóciosEtiópia desvaloriza moeda para aumento da competitividade

Etiópia desvaloriza moeda para aumento da competitividade

Partilha

Desvalorização do birr, a moeda etíope, começa a valer esta quarta-feira e serve para estimular as exportações do país.


África 21 Digital com Angop



A Etiópia vai desvalorizar sua moeda em 15% numa tentativa de estimular suas exportações, anunciou nesta terça-feira (10) a imprensa oficial do país.

O segundo país mais populoso da África tem uma das melhores performances económicas do continente. O Fundo Monetário Internacional (FMI) estimou, em setembro, que a economia cresceu 9% desde 2016.

A Fana Broadcasting Corporate divulgou que a desvalorização do birr (designação da moeda local) começa a valer a partir desta quarta-feira e é destinada a estimular a demanda pelas exportações do país, como café, couro e ouro.

A receita gerada pelos principais produtos etíopes caiu nos últimos anos devido a uma redução global dos preços de commodities, contribuindo para uma redução do fluxo de moedas estrangeiras que tem dificultado a economia.

John Ashbourne, pesquisador da Capital Economics de Londres, disse que a desvalorização vai ampliar preços de importações vitais, como combustível e maquinário, mas vai estimular exportações agropecuárias, como café e flores de corte, uma vantagem sobre seus concorrentes do leste africano.

Na Etiópia a agricultura é responsável por 85% dos empregos, apesar de o governo estar tentando montar um sector industrial para transformar a economia.


Partilha
Escrito por: África 21 Digital

Nenhum comentário

Desculpe, o formulário de comentários está fechado neste momento.

África 21 Digital