Redes Sociais:
HomeNotíciaPolíticaPortugal acolhe XIV Seminário Internacional Político Estratégico da CPLP

Portugal acolhe XIV Seminário Internacional Político Estratégico da CPLP

Partilha

Portugal acolhe o XIV Seminário Internacional Político Estratégico do Centro de Análise Estratégica da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que termina nesta quarta-feira (11) em Portugal.


África 21 Digital


O evento visa uma reflexão sobre as atividades no domínio da defesa desenvolvidas por cada Estado-membro da CPLP.

O encontro tem por objectivo, igualmente, recolher contributos para o desenvolvimento dos objetivos definidos na nova visão estratégica da CPLP 2016-2026, aprovada na XI conferência dos chefes de Estado e de governo, que teve lugar em Brasília, entre 31 de Outubro e 01 de Novembro de 2016.

Durante a reunião, os participantes vão abordar também os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável, particularmente o objectivo N.º 5 – Igualdade de Género e Empoderamento da Mulher, relacionando-o com a Resolução 1325 do Conselho de Segurança das Nações Unidas, aprovada na sua 4213ª reunião, em 31 de Outubro de 2000.

O seminário, que decorrerá sob o tema “A Nova Visão Estratégica e a Cooperação no sector da Defesa”, conta com a participação da Direcção do CAE/CPLP, dos núcleos nacionais e da sociedade académica portuguesa.

A reunião tem como objectivo fazer o seguimento dos assuntos analisados e aprovados aquando da realização da XVIII Reunião dos Ministros da Defesa Nacional da CPLP, promovida em maio deste ano, na Guiné Equatorial.

“Uma reflexão sobre o futuro da componente de defesa da CPLP; a definição do Plano de Ação 2017-2018 para a componente de defesa da CPLP; a apresentação da primeira edição do Colégio de Defesa da CPLP; O ponto de situação do mecanismo de resposta da CPLP a catástrofes; A avaliação do Centro de Análise Estratégica e acção dos núcleos nacionais; A definição do local da próxima reunião de MDN/ DPDN”, são entre outros assuntos a serem abordados pelos presentes no encontro. Inforpress


Partilha
Escrito por: África 21 Digital

Nenhum comentário

Desculpe, o formulário de comentários está fechado neste momento.

África 21 Digital