Redes Sociais:
HomeNotíciaComportamentosPrimeiro-ministro português diz que governo assumirá “todas as responsabilidades”

Primeiro-ministro português diz que governo assumirá “todas as responsabilidades”

Partilha

O primeiro-ministro português, António Costa, prometeu abertura à  criação de um mecanismo “ágil” para compensar as famílias das vítimas dos incêndios florestais e frisou que o seu executivo assumirá “todas as responsabilidades que tiver de assumir”.


África 21 Digital com agência Lusa


Foto: Lusa/João Relvas/Arq

O primeiro-ministro português, António Costa, pediu, em discurso transmitido pelas estações de televisão, na noite de segunda-feira (16), consenso político para a aplicação das recomendações da comissão independente aos fogos de junho e prometeu que, no fim dos incêndios, o Governo assumirá totais responsabilidades na reconstrução do território e reparação de danos.

O número de mortes ocorridas devido aos incêndios florestais que lavram no país desde domingo aumentou para 36, anunciou hoje a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), indicando que estão desaparecidas sete pessoas. Há ainda 62 feridos, dos quais 15 em estado grave.

Numa declaração na residência oficial do primeiro-ministro, em Lisboa, na sequência dos incêndios que deflagraram no domingo, António Costa avisou que o país não compreenderia que, depois de ter havido consenso em torno da criação da Comissão Técnica Independente, as conclusões desta entidade “caíssem em saco roto” por ausência de consenso político.

“Esperamos que as conclusões da Comissão Técnica Independente sejam terreno fértil para um consenso alargado em torno das medidas a tomar”, afirmou.

Questionado pelos jornalistas sobre o regime extrajudicial de compensação das vítimas de incêndios florestais, António Costa não detalhou a solução, alegando que receberá na quarta-feira, em São Bento, Lisboa, a Associação dos Familiares das Vítimas de Pedrógão Grande e que quer ouvir as suas propostas.

“Quero ouvi-los sobre as propostas que têm para apresentar sobre o nosso sistema de prevenção e combate aos incêndios florestais, sobre a reforma da floresta e também no que respeita à existência de um mecanismo ágil no sentido de que o Estado assuma as responsabilidades que deva assumir. Não vou antecipar agora a conversa que terei no momento próprio com a comissão dos familiares das vítimas”, disse o primeiro-ministro, em resposta a questões colocadas pelos jornalistas no final de uma declaração ao país.

Alerta vermelho até à noite de terça-feira

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) vai manter o alerta vermelho devido aos incêndios em todos os distritos até às 20:00 de terça-feira (17:00, hora de Brasília), anunciou hoje a adjunta de operações Patrícia Gaspar.

A decisão de manter o alerta, ativado no domingo, foi tomada mesmo tendo em consideração a previsão de chuva para o resto do dia de hoje e para terça-feira.

Patrícia Gaspar indicou que chegam ainda hoje a Portugal dois Canadair italianos, no âmbito do pedido de ajuda feito pelo país.


Partilha
Escrito por: África 21 Digital

Nenhum comentário

Desculpe, o formulário de comentários está fechado neste momento.

África 21 Digital