Redes Sociais:
HomeNotíciaPolíticaPresidente angolano está em Brazzaville para cimeira dos Grandes Lagos

Presidente angolano está em Brazzaville para cimeira dos Grandes Lagos

Partilha

O presidente angolano, João Lourenço, está, desde a tarde de quarta-feira, em Brazzaville, capital do Congo, onde participa, quinta-feira (19), na VII Cimeira Ordinária de Chefes de Estado e de Governo da Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos (CIRGL). 


Brazzaville acolhe cimeira dos Grandes Lagos

Depois de dois mandatos consecutivos, iniciados em Janeiro de 2014, com o ex-Presidente José Eduardo dos Santos, Angola deverá passar a presidência rotativa da CIRGL à anfitriã República do Congo.

João Lourenço, investido na função de Presidente da República a 26 de Setembro, e a estrear-se numa cimeira regional nessa condição, deverá discursar na abertura da reunião.

De acordo com o ministro das Relações Exteriores, Manuel Augusto, a comunicação do presidente angolano deverá ser um balanço dos dois mandatos de Angola à frente da organização.

A VII cimeira da CIRGL decorrerá sob o lema: “Acelerar a implementação do pacto para garantir a estabilidade e o desenvolvimento da região dos Grandes Lagos”.

No final da reunião deverá ser adotada a “Declaração de Brazzaville”com  recomendações para a estabilidade política e o desenvolvimento da região.

A Cimeira é o órgão máximo da Conferência, sendo presidida “por um Chefe de Estado ou de Governo de um Estado membro, por rotatividade”. Reúne-se de dois em dois anos, devendo uma sessão extraordinária ser solicitada com o consentimento de uma “maioria qualificada” de oito dos países presentes e votantes que tenham ratificado o Pacto.

Norteiam a Conferência quarto eixos fundamentais, nomeadamente, a paz e segurança; democracia e boa governação; desenvolvimento económico e integração regional, bem como questões humanitárias e sociais.
Integram a CIRGL  as repúblicas de Angola, Burundi, Centro-Africana, do Congo, Democrática do Congo, Quénia, Uganda, Ruanda, Sudão, Sudão do Sul, Tanzânia e Zâmbia.


Partilha

Nenhum comentário

Desculpe, o formulário de comentários está fechado neste momento.

África 21 Digital