Redes Sociais:
HomeNotíciaPolíticaIncêndios: Primeiro-ministro português pede “desculpas”

Incêndios: Primeiro-ministro português pede “desculpas”

Partilha

O primeiro-ministro, António Costa, pediu desculpas pelas consequências dos incêndios, depois de desafiado pelo PSD, mas disse que utiliza a palavra “desculpas” na qualidade de cidadão, já que como chefe do Governo prefere assumir responsabilidades.


África 21 Digital com Portugal Digital


Foto: João Relvas/Lusa/Arq

Os incêndios florestais que deflagraram no domingo em várias zonas do país provocaram 42 mortos, informou a adjunta do comando nacional da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) Patrícia Gaspar.

O líder parlamentar do PSD desafiou, na Assembleia da República, o primeiro-ministro a apresentar uma moção de confiança ao Governo no parlamento, mas António Costa remeteu para a discussão da moção de censura do CDS, na próxima semana.

No debate parlamentar quinzenal, António Costa sublinhou as medidas já adotadas na proposta de Orçamento do Estado para 2018 (OE2018) – 20 milhões de euros para equipas de sapadores florestais e 131 milhões de euros para prevenção de incêndios – e garantiu que não serão as contas públicas a impedir a proteção do território.

António Costa falava, quarta-feira (18), na abertura do debate quinzenal na Assembleia da República, após uma intervenção inicial do deputado socialista Fernando Rocha Andrade.

“Não será, seguramente, o nosso empenho na consolidação orçamental que frustrará aquilo que é absolutamente prioritário, que é reforçar a prevenção estrutural, conjuntural e operacional na nossa floresta”, afirmou o primeiro-ministro, citando o ministro das Finanças, numa recente reunião.

O primeiro-ministro afirmou que é “inequívoco” que houve falhas graves dos serviços do Estado no incêndio de Pedrógão Grande, em junho passado, cabendo como tal ao Estado assumir as responsabilidades perante as vítimas.

“Do resultado do relatório da Comissão Técnica Independente nomeada pelo parlamento é inequívoco que em diversos momentos e circunstâncias houve falhas graves dos serviços do Estado. Portanto, cumpre ao Estado assumir as responsabilidades perante as vítimas de Pedrógão Grande”, declarou o primeiro-ministro.


Partilha
Escrito por: África 21 Digital

Nenhum comentário

Desculpe, o formulário de comentários está fechado neste momento.

África 21 Digital