Redes Sociais:
HomeNotíciaConhecimentoGoverno angolano confirma lançamento do AngoSat-1 em dezembro

Governo angolano confirma lançamento do AngoSat-1 em dezembro

Partilha

O satélite AngoSat-1, construído pela Rússia para Angola, será lançado a 7 de Dezembro deste ano, foi confirmado, em Luanda. 


África 21 Digital com Angop


Segundo o ministro das Telecomunicações e das Tecnologias de Informação, José Carvalho da Rocha, que falava à Rádio Luanda sobre os benefícios do primeiro satélite angolano, o projeto terá abrangência territorial quando entrar em funcionamento.

A título de exemplo das múltiplas utilidades que o AngoSat-1 oferecerá, os ministérios das Telecomunicações e das Tecnologias de Informação e da Saúde realizaram há 15 dias, entre as cidades de Luanda e Bengo, exames médicos com recurso à telemedicina com vista a acudir as áreas com carência de médicos de especialidade.

De acordo com o governante, por enquanto, o projecto-piloto abarcou os Hospitais Américo Boavida (Luanda) e um centro médico de Pangu Aluquém (Bengo).

Neste processo, acrescentou, um especialista do Américo Boavida fez uma consulta de ortopedia a um paciente do centro médico de Pangu Aluquém. Estas e outras iniciativas serão uma realidade quando o AngoSat-1 entrar em órbita.

O satélite AngoSat-1, construído para Angola, será lançado por meio do foguete transportador ucraniano Zenit, a partir do cosmódromo Baikonur, no Cazaquistão – de acordo com anúncio da Agência de Notícias Russa Sputnik, citando Yevgeny Mikrin, director de designer da Corporação Energética de Míssil e Espaço.

Para a Sputnik, na sua versão online, o lançamento do primeiro satélite angolano foi adiado muitas vezes. Inicialmente, planificava-se para este verão – do hemisfério Norte (Junho a Agosto), depois a data foi remarcada para Setembro e, posteriormente, para Outubro, Novembro e, finalmente, Dezembro.

Em Setembro último, peritos angolanos deslocaram-se à Rússia para acertar os termos e data final para o lançamento do satélite que se esperava antes do final deste ano.

“O lançamento do satélite AngoSat-1, construído pela Corporação Energética de Míssil e Espaço em conformidade com os interesses da República de Angola, está programado para o dia 7 de Dezembro”, disse Mikrin.

O projecto AngoSat-1 está a ser executado desde 2012. No âmbito do programa, foi construído um satélite equipado com transmissor. O próximo passo é enviá-lo para a órbita terrestre.

O centro de controlo e missão de satélites do AngoSat-1 encontra-se na comuna da Funda, norte da província de Luanda.

Como satélite geoestacionário artificial, o AngoSat 1 está localizado 36 mil quilómetros a nível do mar. Sua velocidade coincide com o da rotação da terra e consegue cobrir um terço do globo terrestre.

O AngoSat-1, construído na Rússia, com mil 55 quilogramas e 262.4 quilogramas de carga útil, ficará na posição orbital 14.5 E e terá uma potência de três mil 753 W, na banda CKu, com 16C+6Ku repetidores. Terá 15 anos de “vida útil”.

O satélite angolano vai possuir um centro primário de controlo e missão em Angola e outro secundário na Rússia.


Partilha
Escrito por: África 21 Digital

Nenhum comentário

Desculpe, o formulário de comentários está fechado neste momento.

África 21 Digital