Redes Sociais:
HomeNotíciaPolíticaOposição queniana transforma-se em movimento de resistência nacional

Oposição queniana transforma-se em movimento de resistência nacional

Partilha

A principal aliança da oposição queniana, a NASA, anunciou ter-se transformado num movimento de resistência nacional e que lançará imediatamente um programa de desobediência civil e sabotagem económica, a partir desta quinta-feira, 27 de outubro, dia seguinte à retomada das eleições presidenciais da qual se retirou.


África 21 Digital com agência



O líder da NASA (Super Aliança Nacional), Raila Odinga, declarou que a sua aliança se transformou num movimento de resistência nacional porque “o Governo violou a Constituição e tenta manter-se no poder por uma autrocracia eleitoral”.

« Nós vamos utilizar todos os meios para defender a Constituição. Não reconheceremos o Governo formado após esta eleição e não respeitaremos nenhuma ordem deste”, sublinhou Odinga, durante um comício quarta-feira, em Uhuru Park.

Odinga apelou aos apoiantes deste movimento para não participar nas eleições presidenciais desta quinta-feira, e os membros da aliança foram chamados a manter-se afastados das assembleias de voto.

“Não podemos dar a este regime sedento de sangue uma oportunidade para nos fazer alvos”, declarou Odinga, qualificando as eleições desta quinta-feira de “golpe de Estado”.

A principal força da oposição defendeu que ela não reconhecerá eleições cujos resultados já são conhecidos de antemão.

Segundo Odinga, a sua Aliança vai continuar uma campanha de não-cooperação com o Governo e com todos os departamentos governamentais, pois o escrutínio desta quinta-feira representa “uma outra tentativa de materializar uma ditadura eleitoral”.

Ele instou os seus apoiantes a juntar-se à resistência “contra as injustiças cometidas pela Aliança Jubilee do Presidente Uhuru Kenyatta”.

A crise política deste país da África Oriental parece ter-se agravado na véspera das eleições.

O presidente da Comissão Eleitoral Independente (IEBC), Wafula Chebukati, revelou que o pessoal da sua instituição é objeto de ameaças e que a casa de um dos seus membros  foi incendiada.

Chebukati deplorou que uma tarefa que consiste em realizar normalmente uma transição democrática seja tornada mais perigosa do que uma guerra.


Partilha
Escrito por: África 21 Digital

Nenhum comentário

Desculpe, o formulário de comentários está fechado neste momento.

África 21 Digital