Redes Sociais:
HomeNotíciaPolíticaPresidente de Moçambique orienta Forças Armadas (FDS) a prevenir ameaças

Presidente de Moçambique orienta Forças Armadas (FDS) a prevenir ameaças

Partilha

O Presidente de Moçambique, Filipe Nyusi, orientou a nova liderança das Forças de Defesa e Segurança (FDS) a prevenir situações que possam colocar em perigo a soberania do Estado moçambicano.

África 21 Digital com AIM


Filipe Nyusi, presidente de Moçambique

Nyusi falava na cerimónia em que conferiu posse ao novo diretor-geral do Serviço de Informações e Segurança do Estado (SISE), Júlio dos Santos Jane; ao novo chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM), Lázaro Lopes Menete; e ao comandante e vice-comandante-geral da Polícia da República de Moçambique (PRM), Bernardino Rafael e Timóteo Bernardo, respectivamente.

As mudanças ocorrem numa conjuntura marcada pelas conversações entre o presidente de Moçambique e Afonso Dhlakama, líder da Renamo, principal força política de oposição ao governo da Frelimo, e também pelos recentes ataques a forças policiais no norte de Moçambique, atribuídas a grupo radical islâmico.

O chefe do Estado disse que a medida visa garantir a proteção da soberania do país e criar condições adequadas para que os cidadãos cumpram com os seus direitos.

“Essas orientações devem também ser observadas pelo novo diretor-geral do SISE e da sua equipa de trabalho”, destacou Nyusi

Segundo o Presidente, os novos quadros das FDS assumem as suas funções num momento em que “enfrentamos novos fenómenos que, pela sua peculiaridade, podem afetar a nossa segurança e, consequentemente, a nossa soberania”.

Referiu que a tarefa fundamental do SISE consiste na recolha, sistematização e produção de informações que, pela sua natureza, constituem ameaça de crime que possam pôr em causa o Estado de direito democrático constitucionalmente consagrado.

“Contudo, é importante que este trabalho seja realizado em tempo útil para evitar que o que hoje é uma ameaça amanhã se torne num facto consumado com repercussões graves para a segurança do Estado”, disse Nyusi, que é, constitucionalmente, comandante-chefe das Forças de Defesa e Segurança.

Dirigindo-se às chefias das FDS,  Nyusi disse que tomam posse num momento em que o país, a região e o mundo enfrentam grandes desafios em relação a paz.

“Num contexto como este, se exige uma visão consentânea dos diferentes domínios. Optem por uma nova postura que dê antevisão dos fenómenos que pode potenciar sucessos nas suas atitudes futuras”” instou.

Nyusi disse ser urgente prever o rumo que as potenciais ameaças podem tomar em diferentes momentos.

“O critério para vossa escolha foi reconhecimento da vossa competência. Acreditamos que continuarão leais aos interesses supremos dos interesses moçambicanos”, disse o Presidente da República.

O novo diretor-geral do SISE prometeu primeiro conhecer a instituição para, posteriormente, decidir quais são as prioridades para o seu mandato.

“Primeiro irei ver quais são os projetos que existem lá. Depois disto, irei avaliar que projeto colocar em prática primeiro”, disse Júlio dos Santos Jane, que antes da sua nomeação era comandante-geral da PRM.


Partilha

Nenhum comentário

Desculpe, o formulário de comentários está fechado neste momento.

África 21 Digital