Redes Sociais:
HomeNotíciaPolíticaMoçambique e Portugal assinam em Maputo programa de cooperação

Moçambique e Portugal assinam em Maputo programa de cooperação

Partilha

Moçambique e Portugal assinam hoje, em Maputo, um novo programa estratégico de cooperação, durante a visita de três dias da secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros portuguesa, Teresa Ribeiro, à capital moçambicana.


África 21 Digital com agências


Foto: DPA/Arq

O novo programa será orientado para a “agenda do desenvolvimento sustentável” definida pelas Nações Unidas, anunciou a governante, informa a agência Angop.

O acordo, cujo valor ainda não foi divulgado, terá uma vigência de cinco anos (2017-2021) e inclui as áreas tradicionais da cooperação portuguesa, como a capacitação institucional, educação, formação ou saúde.

A assinatura vai decorrer num encontro com a vice-ministra dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação moçambicana, Nyeleti Mondlane, com quem Teresa Ribeiro deverá fazer um ponto de situação sobre as relações bilaterais.

O programa da visita inclui igualmente audiências com o primeiro-ministro, Carlos Agostinho do Rosário, com outros membros do Governo, com a presidente da Assembleia da República de Moçambique, Verónica Macambo.

A dirigente lusa vai encontar~se também com líderes das bancadas parlamentares da Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo, no poder), Resistência Nacional Moçambicana (Renamo) e Movimento Democrático de Moçambique (MDM).

Durante a passagem pelo país, a secretária de Estado vai encontrar-se com elementos da Cooperação Técnico-Militar, visitar a Escola Portuguesa de Maputo, bem como outros projectos apoiados pela Cooperação Portuguesa.

As empresas petrolíferas Galp e Eni organizam na quarta-feira, no CCP, um evento de apresentação das oportunidades de negócios, relacionadas com a exploração do gás natural no norte do país, em que participa também Teresa Ribeiro.


Partilha
Escrito por: África 21 Digital

Nenhum comentário

Desculpe, o formulário de comentários está fechado neste momento.

África 21 Digital