Redes Sociais:
HomeNotíciaComportamentosGoverno de Cabo Verde prepara execução de plano de emergência para enfrentar mau ano agrícola

Governo de Cabo Verde prepara execução de plano de emergência para enfrentar mau ano agrícola

Partilha

O primeiro-ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia e Silva, e o ministro da Agricultura estiveram reunidos hoje com autarcas do arquipélago para articularem o desenvolvimento do plano de emergência para fazer face ao mau ano agrícola.


África 21 Digital com Inforpress


O Governo anunciou, no início de outubro, um plano de emergência de salvamento de gado e de mitigação da seca num montante de 880 mil contos, tendo em conta o mau ano agrícola.

Esta verba, de acordo com o executivo, deve socorrer cerca de 17 mil e 200 famílias, das quais 62% estão localizadas no mundo rural e diretamente afetadas pela seca.

De entre as medidas previstas neste plano constam ações direcionadas para o salvamento do gado, gestão adequada dos recursos hídricos, bem como a criação de oportunidades de emprego para as famílias que não vão poder usufruir de nenhuma produção agrícola.

Ainda no quadro das medidas para fazer face ao mau ano agrícola que se vive no arquipélago, o Conselho de Ministros já aprovou o projeto de proposta de lei que institui o regime especial de benefícios fiscais na importação de todos os alimentos e pastos para os animais, medicamentos veterinários e materiais para a faina agrícola.

Também foi aprovada a resolução que cria uma linha de crédito de emergência para os agricultores e criadores de gado. Esta linha de crédito, no montante de 50 mil contos, sem juros, deve ser gerida pelas instituições de microfinanças através de um protocolo que o Governo vai assinar com estas organizações.

 


Partilha
Escrito por: África 21 Digital

Nenhum comentário

Desculpe, o formulário de comentários está fechado neste momento.

África 21 Digital