Redes Sociais:
HomeNotíciaPolíticaMoçambique e Suécia reforçam cooperação

Moçambique e Suécia reforçam cooperação

Partilha

O governo sueco vai continuar a apoiar Moçambique em diversas áreas de desenvolvimento socio-económico, no âmbito da cooperação bilateral.

África 21 Digital com agência


 

Foto:Unilab/Arq

O compromisso foi assumido esta quarta-feira, em Maputo, durante um encontro de trabalho entre a vice-ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Moçambique, Nyelete Mondlane, e a secretária da Cooperação Internacional e Desenvolvimento da Suécia, Eva Maria Eriksson.

Nyelete Mondlane disse, no final do encontro, que a Suécia, um dos apoiantes da luta de libertação nacional, continua a ser um dos parceiros fortes no desenvolvimento de Moçambique.

“Neste momento estamos a ver investimentos no nosso país, no valor de cerca de 115 milhões de dólares; vamos continuar a cooperar e estamos muito gratos porque a Suécia é um país que investe não só em projetos de desenvolvimento de infraestruturas, mas também em áreas sociais, que são cruciais para o desenvolvimento humano do nosso país”, disse a governante moçambicana.

Por seu turno, Eva Eriksson referiu que, no âmbito da cooperação bilateral, a Suécia tem estado a conversar com o executivo moçambicano, com vista a ultrapassar os desafios financeiros que enfrenta.

“Temos uma relação de longa data e continuaremos a trabalhar com Moçambique. Temos tido outras discussões, sobre os desafios financeiros que o país enfrenta e a importância de voltar a fazer parte dos programas de financiamento do Fundo Monetário Internacional (FMI)”, disse.

A eletrificação de Moçambique, o desenvolvimento da agricultura, democracia e a promoção dos direitos humanos são algumas das áreas em que Moçambique conta com o apoio do governo sueco.

A governante sueca está em Moçambique desde terça-feira, numa visita oficial que se prolongará até esta sexta-feira, e que visa o fortalecimento das relações de amizade e cooperação entre os dois povos.


Partilha
Escrito por: África 21 Digital

Nenhum comentário

Desculpe, o formulário de comentários está fechado neste momento.

África 21 Digital