Redes Sociais:
HomeNotíciaPolíticaPartido no poder na Guiné Equatorial lidera contagem de votos nas legislativas

Partido no poder na Guiné Equatorial lidera contagem de votos nas legislativas

Partilha

O partido governamental da Guiné Equatorial tem já contabilizados mais de 78 mil votos nas eleições legislativas e autárquicas que se realizaram hoje, enquanto a principal força da oposição tem somente 1.096.


África 21 Digital com Lusa


Em conferência de imprensa num momento em que estão contabilizados um terço dos votos de um universo de 300 mil eleitores do país, o presidente da junta eleitoral, que também é vice-primeiro-ministro e ministro do Interior, disse que “não se registaram incidentes” durante o dia, mas acusou a segunda força partidária com mais votos, “Cidadãos pela Inovação” (CI), de ter tentado “confundir os observadores”.

Muitos “representantes do partido nas mesas de voto não assinavam as folhas de presença e retiravam-se quando chegavam os observadores”, afirmou Clemente Engonga Nguema Onguene.

O ministro falava perante uma sala cheia de observadores internacionais, a maioria da União Africana, mas também representantes da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, e divulgou os resultados distrito a distrito.

O presidente da junta eleitoral referiu ainda que serão divulgados novos resultados na segunda-feira, das eleições para deputados – Senado e Câmara de Deputados -, e na sexta-feira serão anunciados os resultados das eleições autárquicas.

No entanto, os boletins de voto para o parlamento são os mesmos que os utilizados para a votação para as eleições municipais.

A agência Lusa tentou obter um esclarecimento sobre quais as diferenças que podem existir entre os resultados para os diferentes órgãos, mas não obteve resposta.

No distrito de Mongono, no interior do país, onde nasceu o Presidente da República da Guiné Equatorial, Teodoro Obiang, o Partido Democrático da Guiné Equatorial obteve até ao momento mais de 24 mil votos, enquanto as outras duas candidaturas nem sequer concorreram.

Em Malabo, capital, o segundo partido mais votado, CI, teve somente contabilizados até ao momento 56 votos, um quarto do número de apoiantes que estiveram no seu ultimo comício na cidade.


Partilha

Nenhum comentário

Desculpe, o formulário de comentários está fechado neste momento.

África 21 Digital