Redes Sociais:
HomeNotíciaPolíticaLuís Filipe Tavares representa Cabo Verde na Cimeira União Africana‑União Europeia

Luís Filipe Tavares representa Cabo Verde na Cimeira União Africana‑União Europeia

Partilha

Encontro de alto nível decorrerá a 29 e 30 de novembro em Abidjan, na Costa do Marfim.


África 21 Digital com Inforpress


O ministro dos Negócios Estrangeiros e Comunidades, Luís Filipe Tavares representa Cabo Verde na 5ª Cimeira União Africana-União Europeia que acontece de 29 a 30 deste mês em Abidjan, Costa do Marfim.

O governante que falava à imprensa, a saída da reunião de trabalho que manteve hoje com o ministro dos Negócios Estrangeiros e do Comércio da Hungria, indicou que o Governo já está a ultimar os trabalhos preparatórios com a União Europeia e a comissão da União Africana onde irá defender a posição dos Estados insulares.

Tendo em conta que Cabo Verde preside o grupo dos pequenos Estados insulares de África, vamos fazer uma concertação prévia com as Maurícias, Comores, Seychelles, São Tomé e Príncipe e Guiné-Bissau para termos uma posição sobre aquilo que serão as negociações do pós Cotonou e da parceria entre a União Europeia e os Países de África, Caraíbas e Pacífico (ACP)”, avançou.

Luís Filipe Tavares explicou que durante o encontro, Cabo Verde irá fazer uma intervenção na qual irá defender a problemática dos pequenos Estados insulares ciente de que a problemática dos sítios seja levada em consideração.

Investimento na juventude é uma prioridade

Durante a cimeira UA‑UE, que será um momento-chave e de oportunidade para reforçar os laços políticos e económicos entre os dois continentes, os dirigentes irão debater sobre o futuro das relações UE‑África, dando especial atenção à questão do investimento na juventude sendo que é uma das principais prioridades do continente africano e da União Europeia sendo que 60 % da população africana tem menos de 25 anos.

Sobre o tema “Investir na juventude para um futuro sustentável”, estarão sobre a mesa temas como a paz, a segurança a governação, a democracia, os direitos humanos, a migração, a mobilidade, o investimento e o comércio, o desenvolvimento de competências e a criação de emprego.

Paralela a cimeira, está prevista ainda a realização do 6º Fórum Empresarial UE-África, que terá lugar a 27 de Novembro, em Abidjan, visando estimular investimentos que promovam o desenvolvimento em África.


Partilha

Nenhum comentário

Desculpe, o formulário de comentários está fechado neste momento.

África 21 Digital