Redes Sociais:
HomeNotíciaConhecimentoReunião em Florianópolis discute criação nos Açores do Centro Internacional de Pesquisa do Atlântico

Reunião em Florianópolis discute criação nos Açores do Centro Internacional de Pesquisa do Atlântico

Partilha

Florianópolis acolhe  a 2ª Reunião Ministerial e Diálogo de Alto Nível Indústria-Ciência-Governo sobre Interações Atlânticas, com destaque para a criação nos Açores (Portugal) do  Centro Internacional de Pesquisa do Atlântico (AIR Center). Estão presentes representantes de 13 países. 


África 21 Digital com Portugal Digital


O encontro, que encerra hoje (21), reúne representantes de 13 países para debater a criação do AIR Center, focado em pesquisas sobre mudanças climáticas, sistemas de energia, espaço e ciência de dados no Oceano Atlântico.

Durante a abertura da sessão, na capital estadual de Santa Catarina, o ministro brasileiro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, enfatizou a importância da iniciativa portuguesa.

“Para que tenhamos no médio e longo prazo um planeta melhor, precisamos investir em pesquisa, em especial nos oceanos. Seja para que possamos tirar melhor proveito possível daquilo que eles podem nos oferecer, ou no desenvolvimento das pesquisas oceânicas ainda incipientes. Poderemos avançar sensivelmente na coleta de bons resultados na medida em que tivermos essa unidade de esforços, que terá uma importante contribuição e um legado para a humanidade”, disse Kassab, citado pela Agência Brasil.

Para o ministro de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Portugal, Manuel Heitor, o AIR Center é uma ferramenta para criação e compartilhamento de conhecimento.  “Precisamos criar novos empregos ao redor do mundo. A única solução de alcançar isso é cada canto do mundo entender melhor a forma que produzimos e compartilhamos o conhecimento. Esse é um grande desafio que nós não podemos fazer sozinhos”, afirmou.

O governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, manifestou satisfação pela escolha de Florianópolis para sediar o encontro e destacou os avanços do estado em ciência e tecnologia. “Santa Catarina é um estado voltado para a tecnologia e inovação. Temos um ambiente favorável e resultados muito positivos. Nosso estado tem 3,5% da população do país, mas é o sexto maior PIB. Para nós, é uma grande oportunidade de poder contribuir e somar forças.” Parte significativa da população de Santa Catarina é descendente de colonos açoreanos.

Ministros e representantes dos países vão discutir até esta terça-feira (21) a implementação e a agenda do centro de pesquisas para a assinatura de um memorando de entendimentos.


Partilha

Nenhum comentário

Desculpe, o formulário de comentários está fechado neste momento.

África 21 Digital