Redes Sociais:
HomeNotíciaCulturasUCCLA acolhe lançamento em Lisboa de livro do embaixador angolano Adão Pinto

UCCLA acolhe lançamento em Lisboa de livro do embaixador angolano Adão Pinto

Partilha

O cônsul-geral de Angola em Nova York apresenta em Lisboa na próxima sexta-feira uma obra de registo autobiográfico sobre a sua experiência na diplomacia.


África 21 Digital


 

A UCCLA – União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa acolhe na próxima sexta-feira, 24, o lançamento do livro “A Verdade da Minha Jornada – Da Fazenda ao Palco Internacional”, da autoria do embaixador Adão Pinto, cônsul-geral de Angola em Nova York.

A cerimónia, que decorrerá a partir das 18h, contará com a presença do tenor angolano Nelson Ebo, informou a UCCLA em comunicado.

“Adão Pinto deixa-nos um testemunho admirável a vários títulos: uma obra que nos relembra a bênção da vida, a dignidade da herança africana e o anseio de liberdade e de prosperidade do seu país. Este é o percurso de um jovem de origens modestas que, com empenho e sentido de missão, atingiu o sucesso que poucos, à partida, teriam previsto”, aponta no prefácio do livro Manuela Bairos, cônsul-geral de Portugal em Nova Iorque.

Sobre o autor

Adão Pinto nasceu a 2 de junho de 1960, na cidade do Uíge, província do Uíge, Angola. Herdou do seu avô paterno o seu nome em kikongo – Mengumbe (uma espécie de pássaro). É oriundo de uma família humilde, sobrevivente da guerra colonial, da guerra civil em Angola e da guerra fria.

Adão Pinto fez a sua formação inicial em Angola, a sua licenciatura em Direito e o seu primeiro mestrado em Direito Internacional, na Universidade de Kiev, na então União Soviética. É ainda Mestre em Justiça Criminal pelo Monroe College, em Nova Iorque. Domina a sua língua nacional, o kikongo, o russo, o inglês, o francês e o espanhol.

Iniciou a sua carreira diplomática em 1989, como adido diplomático na Direcção dos Assuntos Jurídicos e Consulares do Ministério das Relações Exteriores de Angola, onde assumiu responsabilidades no acompanhamento do dossiê inerente à Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar, assumindo a sua defesa junto da, à época, Assembleia do Povo para a respetiva entrada em vigor no ordenamento jurídico angolano.

Em maio de 2001 foi promovido à categoria diplomática de conselheiro e destacado para a sua segunda missão da Embaixada da República de Angola em Washington DC. Ainda em Washington DC, em 2003, sobe à categoria de ministro conselheiro. Permanece nessa cidade até ao ano de 2006, altura em que volta de novo a Angola.

Em junho de 2011 foi nomeado cônsul-geral de Angola em Nova Iorque e assume essas funções no dia 1 de setembro desse ano. Neste ano de 2017, é promovido à categoria de embaixador de carreira, exercendo, atualmente, o cargo de cônsul-geral da República de Angola em Nova Iorque, Estados Unidos da América.


Partilha
Escrito por: África 21 Digital

Nenhum comentário

Desculpe, o formulário de comentários está fechado neste momento.

África 21 Digital